PSD lança professor Miguel L. Cardoso Jr. como pré-candidato a prefeito de Tatuí

Encontro reuniu lideranças políticas e apoiadores na fazenda Pingo D’ Água

Miguel Lopes Cardoso Júnior em lançamento de pré-candidatura ao Executivo (Foto: Juninho Foco A Dois)
Da reportagem

Na tarde de quinta-feira, 20, Miguel Lopes Cardoso Júnior teve a pré-candidatura à reeleição para prefeito de Tatuí formalizada pelo Partido Social Democrático (PSD).

O encontro aconteceu na fazenda Pingo D’ Água e reuniu lideranças políticas e apoiadores. O vereador Antonio Marcos de Abreu (Republicanos) foi anunciado como pré-candidato ao cargo de vice-prefeito.

Cerca de 800 pessoas acompanharam o evento. Nele, estiverem presentes o secretário do Governo e Relações Institucionais do estado de São Paulo, Gilberto Kassab, o prefeito de Paranapanema, Rodolfo Hessel Fanganiello, a ex-deputada estadual Damaris Moura e a deputada estadual Maria Lúcia Amary.

Também compareceram: o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth; o secretário de turismo do estado, Roberto de Lucena; o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite; a deputada federal Renata de Abreu; o deputado federal Paulo Correa Júnior; os deputados estaduais Rafael Saraiva e Ricardo Madalena; e o deputado federal Vinícius Carvalho.

Damaris contou ter conhecido Cardoso Júnior durante o primeiro mandato dela na Assembleia Legislativa do estado e disse se recordar “dos sonhos compartilhados por ele então como secretário da Educação”. “Este é um homem que acredita que ele pode, por meio do trabalho dedicado e apaixonado, transformar realidades”, afirmou ela.

Maria Lúcia Amary (PSDB) elogiou o trabalho de Cardoso Júnior à frente da prefeitura, em razão da “ética e da cordialidade dele em lidar com os políticos, além do ritmo diferenciado como vem conduzindo a cidade junto à Câmara Municipal”.

“O ‘antes e depois’ do governo dele ficará marcado na história de Tatuí como um grande prefeito. Ele transformou a cidade. E o que é melhor é que a sua cordialidade chama as pessoas para perto. A forma dele lidar com a política é diferenciada”, declarou ela.

Maria Lúcia concluiu dizendo querer estar presente durante a campanha de Cardoso Júnior. E que ele continue sendo referência regional “para que possa ser copiado por outros prefeitos e, desta forma, a Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) possa continuar forte”.

Gilberto Kassab (PSD) declarou ter admiração, respeito e reconhecimento pela gestão de Cardoso Júnior. Ainda disse ter trazido o apoio do governador do estado, Tarcísio de Freitas, à pré-campanha.

“Ele (Tarcísio) gosta muito do Miguel. Gosta mesmo. Acha ele educado e muito presente. Houve muita empatia e parceria forte entre eles”, afirmou.

Kassab comentou que, nos últimos quatro anos, em razão da Covid-19, “os prefeitos de qualquer lugar do planeta tiveram os mandatos mais difíceis”. Desta forma, afirmou que, nesse período, as prefeituras tiveram “uma queda de arrecadação brutal”.

“Os (municípios) que perderam menos foi em torno de 20%. Mas, em Tatuí, foi diferente. Apesar de tudo isso, a cidade avançou. Vários desafios foram enfrentados e vencidos, e o Miguel conseguiu dar mais eficiência aos serviços públicos”, salientou.

Ele justificou a afirmação dizendo que o PSD realiza, constantemente, pesquisas qualitativas em todas as cidades do estado de São Paulo. E nelas, segundo ele, Tatuí tem o reconhecimento de melhorias de serviços durante a atual gestão. “Houve avanços”, acentuou.

Fanganiello (Progressistas) contou ter conhecido Cardoso Júnior quando foi aluno dele no esporte. E afirmou reconhecê-lo, primeiramente, como “ser humano”.

Na Câmara Municipal de Tatuí, onde ambos ocuparam o cargo de vereador, Fanganiello disse se lembrar de uma conversa com Cardoso Júnior na qual questionavam sobre o motivo de estarem na política. “E ele dizia que teria de estar ali porque, na política, não existe espaço vazio; e onde esse espaço é ocupado pelo mal, é o bem que tem que se levantar. E o Miguel é esse cara”, declarou.

Abreu disse ter aceitado o convite de Cardoso Júnior em razão “do trabalho de transparência que ele vem executando à frente da prefeitura”.

“É um prefeito que trabalha com o coração. Nós somos cristãos e frequentadores de igreja. E eu declarei o meu apoio ao prefeito porque ele trabalha para as pessoas mais necessitadas e as que estavam esquecidas no nosso município. Não tenho dúvidas da minha decisão. Se estivesse, não estaria com ele”, afirmou.

Cardoso Junior disse que, nesse dia, começava a “largada” para ele continuar desenvolvendo o trabalho que já vem sendo executado na cidade. Ele disse reconhecer que não está sendo um momento fácil. No entanto, apontou como gratificante.

“Não é fácil entregar a sua vida para ver o outro feliz e ser mal compreendido. Mas esta aflição, daqui a alguns dias, irá às ruas”, declarou.

Cardoso Júnior enalteceu o trabalho da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí (Fusstat), Regiane de Oliveira Rosa Cardoso, pela determinação à frente do órgão social. “Duvido que tenha tido alguém na história (do Fusstat) com essa determinação”, afirmou.

Ele ainda lembrou do início do trabalho dele no esporte e como coordenador de instituição de ensino. E contou ter sido durante essa fase que pôde colaborar com a educação de muitos jovens.

“Nunca imaginei entrar para a vida pública, e, de repente, acontece de eu me tornar secretário de esportes e, depois, vereador.

Cardoso Júnior anunciou, ainda, a criação de 180 novas vagas de empregos para a rede Delta Supermercados, com projeção para o início das operações no próximo ano, além da transferência de uma parte da unidade fabril da empresa Santista, da cidade de Americana, para Tatuí.

“Quando eu assumi, era o contrário: queriam levar daqui para lá”, informou. “A atmosfera mudou, e vai continuar mudando, porque a cada dia nós temos consagrado a nossa cidade que é do nosso Pai”, concluiu.