Da redação
O município sediou a primeira corrida de rua de 2022 no domingo, 13. Com um propósito diferente das provas tradicionalmente realizadas ao longo do ano, os atletas tiveram de doar ração para poderem participar da “Tchau Brigado”.
Ao todo, os 79 corredores dividiram-se em sete categorias, sendo 53 homens e 26 mulheres, e doaram mais de cem quilos de ração para cachorros e gatos.
Segundo Tino Marcos, organizador do evento esportivo beneficente, a totalidade arrecada será destinada a duas protetoras de animais em Tatuí.
Na disputa masculina, a diferença entre os cinco atletas que subiram ao pódio foi de apenas 36 segundos. Campeão da prova, Claudinei de Moura completou o trajeto de cinco quilômetros em 17 minutos e 28 segundos, enquanto Reginaldo Gomes da Silva “fechou” o pódio com o tempo de 18 minutos e 4 segundos.
Já o intervalo entre a chegada do segundo ao quarto colocado foi de somente sete segundos: Damião Ferreira terminou no segundo lugar, com 17 minutos e 41 segundos; Alexandre Pereira ficou no terceiro, com 17 minutos e 46 segundos; e Francisco Valdemir Pereira Azevedo, no quarto, com 17 minutos e 48 segundos.
Entre as mulheres, Luciana Ribeiro da Silva garantiu a vitória ao cruzar a linha de chegada em 22 minutos e 4 segundos. A segunda posição ficou com Elisete Ribeiro, a qual correu 5.000 metros em 22 minutos e 23 segundos.
Com o tempo de 22 minutos e 35 segundos, Maria Eliete de Jesus Toledo foi apenas cinco segundo mais rápida que Carla Siqueira Caetano, que ficou com a quarta colocação. Ivana Stork, com o tempo de 23 minutos e 20 segundos, completou o pódio feminino.
Esta foi a quinta edição da corrida beneficente, sendo a terceira com a denominação “Tchau Brigado”. Marcos agradece a participação dos atletas, dos patrocinadores e à prefeitura, que apoiou a prova através da pasta do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e do Departamento de Mobilidade Urbana.
De acordo com o organizador, a próxima edição da “Tchau Brigado” deve acontecer em novembro. A futura prova deve, mais uma vez, solicitar que os corredores doem balas para serem distribuídas às crianças no Natal.