Prorrogado o prazo de envio de trabalhos ao 26º Concurso de Natal

22
Desenho de Hyan Marco Fouzer Fernandes, então no 3º ano, vencedor do ano de 2019
Da redação

As inscrições ao 26º Concurso Artístico e Literário de Natal, realizado pelo jornal O Progresso de Tatuí, terminam na sexta-feira, 29. A comissão organizadora prorrogou o prazo de entrega dos trabalhos em desenhos e redações produzidos por alunos da rede municipal e particular do município.

O regulamento previa a inscrição até a sexta-feira passada, 22. Entretanto, de modo a permitir que as unidades de ensino tenham mais tempo para a entrega dos trabalhos, a organização prolongou o prazo.

Representantes das escolas, como diretores, coordenadores pedagógicos e professores, podem entregar os desenhos e redações no bissemanário, à praça Adelaide Guedes, 145, centro, em horário comercial.Pais de alunos e estudantes também podem encaminhar os trabalhos.

Os vencedores receberão valores em dinheiro, que somam, em 2021, um total de R$ 2.400, distribuídos para os vencedores de cada dois anos, que receberão R$ 300 cada (salvo no caso dos três últimos anos em desenho e dos três primeiros anos em redação, englobados em um mesmo grupo de cada categoria).

Como nos anos anteriores, além do valor, o concurso prevê a publicação dos três melhores trabalhos de cada categoria, com menção das escolas nas quais os autores estudam e respectivos professores, na edição especial de O Progresso de Tatuí, que circulará em 25 de dezembro.

Neste ano, o bissemanário segue procurando estimular a criatividade de estudantes das redes pública e privada do município com o tema “Tatuí no Natal”.

A escolha dos trabalhos é feita por um corpo de jurados formado por profissionais de renome em suas respectivas áreas. A comissão avalia critérios como originalidade e respeito ao tema, propostos aos professores por meio de convites.

Mais de 40 instituições de ensino receberam as cartas de participação. Até a sexta-feira, 22, que seria a data limite para a entrega, 25 escolas já haviam enviado os trabalhos, sendo 18 da rede municipal.

Criado em 1995 e realizado anualmente, o concurso conta com patrocínio do comércio local e visa incentivar e divulgar o talento artístico e literário de crianças e adolescentes, além de revelar novos talentos e estimular a criatividade dos alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental.

Qualquer interessado pode participar com até um desenho e uma redação. A única exigência, além da adequação ao tema, é que o aluno esteja frequentando uma unidade de ensino local.

Na modalidade redação, não há exigências prévias. Os alunos podem escrever em qualquer estilo literário (conto, crônica ou poesia), desde que respeitando o tema do concurso.

Na modalidade desenho, os trabalhos devem ser enviados em papel sulfite tamanho A4 (21 cm x 29 cm), em qualquer estilo artístico, também obedecendo ao tema.

No verso de cada trabalho, seja desenho ou redação, devem ser constados os dados: nome completo do aluno, idade, ano em que estuda (1º ao 9º ano), além do endereço completo e telefone, nomes da escola e professor.

Ainda na modalidade desenho, pede-se aos alunos que evitem o trabalho de colagens, por dificultarem a reprodução. O regulamento completo pode ser acessado pelo portal de notícias do jornal (www.oprogressodetatui.com.br).