Mais
    Início Cultura Projeto ‘Vozes da Arte de Tatuí’ lança quarto episódio no Youtube

    Projeto ‘Vozes da Arte de Tatuí’ lança quarto episódio no Youtube

    Adriana Afonso entrevista Luiza Gaião (Foto: AI Prefeitura)
    Da redação

    Nesta sexta-feira, 6, às 18h, a segunda temporada do projeto “Vozes da Arte de Tatuí: Fortalecendo a Diversidade na Cidade Ternura” lança o quarto episódio no canal do Museu Histórico “Paulo Setúbal” no YouTube (https://bit.ly/2Yuui6i).

    Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, do governo federal e da prefeitura de Tatuí, o projeto tem como proponente Raul Galhego da Silva.

    A estrela do quarto episódio (de um total de dez) é Luiza Gaião, paraibana de nascimento, mineira e chilena de formação. Reside no interior de São Paulo e apresenta, como compositora, produtora e intérprete, composições que condensam as pesquisas sonoras e poéticas desenvolvidas ao longo da última década.

    “O resultado é um repertório híbrido que investiga possíveis interações entre gêneros latinos, o português e o espanhol, além da mescla de instrumentos digitais e analógicos”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

    As entrevistas desta nova temporada do projeto são conduzidas por Adriana Afonso, conhecida como Drica, e dão destaque a artistas locais com ênfase em mulheres, pessoas da comunidade LGBTQIAP+, pessoas negras e outras minorias sociais.

    “A série é uma plataforma para dar visibilidade a esses talentos e incentivar a participação do público em eventos culturais locais”, segue a assessoria.

    De acordo com o proponente, o projeto visa “fortalecer a cena cultural de Tatuí, promovendo o diálogo entre a comunidade artística e o público em geral, além de fomentar novas parcerias e colaborações”.

    “Pretendemos, ainda, aprofundar as demandas da classe artística, identificadas na primeira edição, como a necessidade de investimentos públicos, inclusão social e viabilidade econômica da carreira artística. O objetivo é construir um ecossistema cultural mais justo e representativo, promovendo a colaboração entre os artistas”, declara Galhego.

    Raul Galhego

    Editor audiovisual independente e estudante de produção fonográfica na Faculdade de Tecnologia de Tatuí (Fatec) “Prof. Wilson Roberto Ribeiro de Camargo”.

    Já atuou em diversas áreas, incluindo coordenação de equipes, produção de conteúdo audiovisual e edição de áudio. Foi coordenador da equipe de edição no projeto “Biblioteca Falada”, da Unesp Bauru, adaptando conteúdos para pessoas com deficiência visual, e trabalhou no projeto “Revista Torta”, também da Unesp Bauru, convertendo matérias científicas em vídeos acessíveis.

    Atualmente, é editor para redes sociais e foi o responsável pela produção executiva, edição e direção da primeira temporada do “Vozes da Arte de Tatuí”, atuando ainda como diretor e editor nesta segunda temporada do projeto.

    Adriana Afonso

    Drica é pedagoga e gestora pública, além de atriz e contadora de histórias. Leciona artes cênicas no Conservatório de Tatuí, é educadora social no Centro de Orientação e Serviços à Comunidade (Cosc), diretora e produtora no Grupo Asas de Tatuí, e atriz na Cia. de Opinião.

    “Com sua vasta experiência e paixão pela arte, Drica traz uma nova energia ao projeto, continuando a missão de destacar e celebrar a diversidade artística de Tatuí”, conclui a assessoria da prefeitura.