O projeto “Samu Solidário”, organizado pelos funcionários do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Tatuí, contemplou, neste Natal, 2.000 crianças com presentes e saquinhos contendo diversos doces.
No final da tarde do dia 22 de dezembro, a tradicional carreata do Samu Solidário saiu da base da unidade local com ambulâncias, Papai Noel, caminhão do Corpo de Bombeiros, viaturas da Polícia Militar, da Polícia Rodoviária, da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Mobilidade Urbana, famílias dos funcionários do Samu e todos os envolvidos no projeto para percorrer as ruas da cidade em direção ao bairro Congonhal.
Lá, realizaram uma festa para, aproximadamente, 500 crianças, com direito a Casa do Papai Noel, super-heróis, palhaços, algodão-doce e distribuição de brinquedos e saquinhos de guloseimas.
No retorno, as crianças que estavam no Pronto-Socorro Municipal e na pediatria da Santa Casa, também receberam a visita do Papai Noel com presentes.
Já nos dias 23 e 24 de dezembro, o Samu Solidário realizou a carreata com o Papai Noel e entrega de presentes nos bairros Enxovia, São João, Chácara Ramiro, Água Branca, Novo Horizonte, fazenda Shigueno, Astória, Mirandas, Jardim América, São Conrado, Campinho, Gramado, centro, Rosa Garcia 2, Santa Adélia e vila Esperança.
“O projeto Samu Solidário 2017 vem expressar a sua imensa gratidão a todos que, de alguma forma, colaboraram e tornaram possível a realização dos nossos sonhos”, declarou, por meio da assessoria de comunicação da Prefeitura, a coordenadora da Base Descentralizada Samu, Cássia Stela Rodrigues Alvares.
A coordenadora ainda registra, pela nota: “Agradecemos à Prefeitura de Tatuí, Secretaria Municipal de Saúde, secretário da Saúde Jerônimo Fernando Dias Simão, capitão Luiz Silva da Polícia Militar, soldados PM Camilo e Willian da Rocam, tenente Alexandre Pires de Proença, cabo PM Alessandro e BCM Davi do Corpo de Bombeiros, tenente Renê Ribeiro da Silva e cabo PM Ezequiel da Polícia Militar Rodoviária; comandante Fabio Luciano Leme, subinspetor Moraes e Arruda, GCMs Sandro, Luiz e Eberson, GCM GAM Florisvaldo, Afonso, Valdir, L. Andrade, Júlio e Rafael da Guarda Civil Municipal, diretor Yustrich Azevedo Silva e agente de trânsito Isac do Departamento de Mobilidade Urbana, Jhonny Sales e Juninho da Xpres Tatuí, todos os funcionários do Samu 192 Tatuí e seus familiares, Laser Som, Rapidex, Indaiá, Churrascaria O Costelão, Fernando Edinho Doces, Denilplastik, Elias Pangaré, Auto Center Caetano, DER (Departamento de Estradas e Rodagem), equipe de palhaços do Pronto-Socorro de Tatuí, Nina Cover, Márcio e Elisa (Papai Noel) e a todos os anônimos que nos apoiaram e sonharam conosco”.
O funcionário do Samu Samuel Teles, a esposa e filhos, junto com a comunidade e os comerciantes, iniciaram, em 2012, um projeto solidário em prol das crianças do bairro Congonhal.
No início, eram 500 crianças, que recebiam, no pátio da igreja do bairro, uma festa de Natal com a presença do Papai Noel, presentes, pipoca, bolachas, algodão-doce, música e “muita diversão”.
Em 2015, Teles apresentou o projeto aos colegas de trabalho do Samu, que se prontificaram a ajudar. “Atualmente, o projeto Samu Solidário faz parte do nosso dia a dia, e a responsabilidade social é de todos. Além dos nossos profissionais, várias pessoas da comunidade integram o grupo, contribuindo com as ações durante todo o ano. O projeto atende às famílias de acordo com as suas necessidades, à medida em que elas vão surgindo no decorrer do ano”, explicou Cássia.