Tatuí sobe 6 posições na certificação do Município Verde Azul

489
Cidade esteve representada pela prefeita Maria José e pelo secretário Célio Valdrighi (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

Em dezembro, em solenidade no Palácio dos Bandeirantes, Tatuí foi certificada com o selo Município Verde Azul, da Secretaria Estadual do Meio Ambiente.

A classificação foi concedida a 48 municípios que conseguiram atingir nota superior a 80 pontos. Tatuí subiu seis posições no ranking, em relação ao ano passado. Em 2017, a posição foi a de número 31.

No evento, a prefeita Maria José Vieira de Camargo recebeu a certificação do secretário estadual do Meio Ambiente, Maurício Brusadin. O secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Célio Valdrighi, também esteve presente.

O ranqueamento é resultado da avaliação técnica das informações fornecidas pelos municípios. São critérios pré-estabelecidos de medição da eficácia das ações executadas.

O certificado reconhece a boa gestão ambiental municipal e garante à prefeitura premiada prioridade na captação de recursos do Fundo Estadual de Prevenção e Controle da Poluição (Fecop).

Publicidade

Em 2017, houve novidades para os municípios que aderiram ao PMVA, com duas pré-certificações, que aconteceram em junho e setembro, além da participação nos encontros do Ambiente Móvel.

O IAA (Indicador de Avaliação Ambiental) é publicado para que o poder público e toda a população possa utilizá-lo como norteador na formulação e aprimoramento de políticas públicas e ações sustentáveis.

O primeiro ranking ambiental do PMVA foi anunciado em 2008, com a certificação de 44 municípios. O último foi feito em 2016 e certificou 78 municípios.

Publicidade