Projeto ‘Mais Senna’ traz variadas modalidades esportivas a crianças

Ações serão no Complexo Educacional “Acassil J. de Oliveira Camargo”

Cardoso Júnior informa que projeto tem sete modalidades esportivas (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, está com inscrições abertas para o Projeto “Mais Senna”, que proporcionará a crianças e adolescentes a oportunidade de praticarem diversas modalidades esportivas no Complexo Educacional “Acassil José de Oliveira Camargo”, localizado na rua Ernesto Nazaré, 50, no Jardim Planalto.

O projeto tem data prevista para início na segunda-feira, 12, com atividades de segunda-feira a sexta-feira, das 18h às 21h30, durante todo o ano, exceto na última semana de dezembro e no mês de janeiro.

Inicialmente, 330 alunos serão atendidos com materiais esportivos disponibilizados pelo Departamento de Esportes nas seguintes modalidades: karatê, aikido, judô, futsal, basquete, balé e jazz.

“Desde quando eu era secretário da Educação, queria que o projeto “Ayrton Senna” trabalhasse as crianças no contraturno para que também pudéssemos oferecer atividades para a comunidade em geral. Com trabalho, conseguimos mais este feito para os tatuianos”, declarou o prefeito Cardoso Júnior.

Ele também afirmou que o projeto leva em conta os pais dos alunos. “O pai ou responsável, ao deixar seu filho lá, também poderá fazer atividades durante este tempo, já que o espaço terá mesa de pingue-pongue, pebolim de mesa e jogos de tabuleiro”, explicou Cardoso Júnior.

Os interessados em participar do projeto devem se inscrever no link https://bit.ly/3Rjh9mF, informando dados pessoais, escola em que estuda e de qual modalidade e em que horário deseja participar.

De acordo com a secretária da Educação, Elisângela Rosa da Costa Cecílio, o “Mais Senna” é para os alunos que não conseguiram vaga no “Senna em Ação”, “ou para qualquer aluno das redes municipal e estadual que gostaria de participar”.

“É importante frisar que o jovem não precisa estar vinculado à nossa rede. Este benefício vem ajudando toda a população que queira praticar uma atividade diferente”, ressaltou a secretária.

Elisângela afirmou que o período noturno é o ideal, porque, durante o dia, o espaço atende aos alunos da rede municipal. “O diretor executivo do Departamento de Esportes, Douglas Dalmatti Alves Lima, está coordenando as atividades juntamente com a nossa secretaria, para trazer os profissionais do esporte para trabalharem no projeto”, informou.

Segundo Elisângela, a pasta dela e a prefeitura têm dado ênfase ao segmento esportivo em razão da “disciplina que a área traz para o cidadão em geral”. “O esporte faz com que as pessoas passem a cumprir e a respeitar regras e que nem sempre se vence. O importante é participar”, frisou.

“Com os ensinamentos no esporte, os alunos vão aprendendo a linha da vida, a trabalhar em equipe, que haverá pessoas que ditarão regras e que devem ser compreendidas e obedecidas da melhor forma possível”, complementou Elisângela.

Para ela, os fatores trabalhados no esporte contribuem para a formação das personalidades e dos cidadãos.

No karatê, serão quatro turmas de 15 alunos, que devem ser maiores de oito anos. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 18h30 às 20h ou das 20h às 21h30, e às sextas-feiras, também das 18h30 às 20h ou das 20h às 21h30.

No aikido, são quatro turmas de 15 alunos, que devem ser maiores de 11 anos. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 20h ou das 20h às 21h30, e às quintas-feiras, também das 18h30 às 20h ou das 20h às 21h30.

Já o judô tem duas turmas de 15 alunos, que devem ser maiores de oito anos. As aulas serão às terças-feiras, das 18h30 às 20h ou das 20h às 21h30.

No futsal, há disponíveis duas turmas de 20 alunos, de seis a 16 anos. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 18h30 às 21h30, e às sextas-feiras, também das 18h30 às 21h30.

No caso do basquete, há duas turmas de 40 alunos, de nove a 16 anos. As aulas são às terças-feiras, das 18h30 às 21h30, e às quintas-feiras, também das 18h30 às 21h30.

No balé, são duas turmas de 20 alunos, de oito a 12 anos. As aulas acontecem às segundas-feiras, das 18h às 19h, e às quartas-feiras, também das 18h às 19h.

Por fim, no jazz, são quatro turmas de 20 alunos. As aulas ocorrem às segundas-feiras, das 19h às 20h, para crianças de oito a 12 anos; das 20h às 21h, para as de 13 a 15 anos; às quartas-feiras, das 19h às 20h, para alunos de oito a 12 anos; e das 20h às 21h, para os de 13 a 15 anos.

Mais informações podem ser obtidas no Departamento de Esportes, pelo telefone/WhatsApp (15) 3251-4844.