Projeto ‘Lions Quest’ é inserido na rede de educação municipal

129
Programa Lions Quest é implantado em quatro salas de duas escolas municipais (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

O programa Lions Quest está sendo implantado nas escolas municipais. A iniciativa é uma parceria do Lions Clube de Tatuí e da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, de forma inicial, serão oferecidas quatro salas de aula em duas escolas: Emef “Professora Maria Helena Machado”, no bairro da Enxovia, em duas classes, com crianças de 7 e 10 anos; e no núcleo do Jardim Lírio da Emef “Professora Teresinha Vieira de Camargo Barros”, com crianças de sete e nove anos.

Para marcar o início das aulas e a apresentação do programa Lions Quest para pais de alunos e a comunidade, duas cerimônias foram realizadas, nos dias 10 e 11, nas escolas participantes.

Entre os presentes, estiveram: o vice-prefeito e secretário da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior; o vereador João Éder Alves Miguel; a governadora do Distrito LC-2, Aparecida Maria Millen de Miranda; a assessora distrital para Lions Quest, Gisela Pinsdorf Vital Lins; e o presidente do Lions Clube de Tatuí, Christian Pereira de Camargo.

Também participaram da cerimônia a secretária do Distrito LC-2, Marisa Bueno de Almeida, e os presidentes de Divisão do Distrito LC-2, Marcos Antonio de Almeida (A1) e José Geraldo Zaparolli (A2), além de supervisores de ensino, professores e membros dos Lions Clubes de Tatuí e Itu.

Publicidade
(foto: AI Prefeitura)

Lions Quest

Conforme o LC, o programa Lions Quest “busca ensinar aos jovens as habilidades necessárias para o sucesso em todos os dias de suas vidas, como: aprender a assumir responsabilidades, comunicar-se eficazmente, estabelecer metas, tomar decisões responsáveis e resistir à pressão para o uso de drogas ou álcool”.

Nas aulas de 55 minutos de duração, os alunos fazem atividades baseadas no material desenvolvido pelo Lions Internacional, com professores capacitados pelo clube de serviços.

Além disso, as crianças recebem atividades para fazer em casa, com a família, principalmente com os pais, que também participam durante o ano de reuniões com os professores, para entenderem como funciona o programa e receberem informações sobre o progresso dos alunos nas aulas.

“Isso faz com que a criança vá consolidando suas atitudes e ensinamentos, criando raízes dentro dela, de uma forma independente, mas dirigida, tanto na escola, como em casa”, explica a assessora Gisela.

O Lions Quest teve início em 2019, com o treinamento de cerca de 50 professores da rede municipal de ensino de Tatuí, mas, em virtude da pandemia da Covid-19, não foi implantado imediatamente, sendo possível somente agora, com o retorno das aulas presenciais.

Este projeto-piloto nas unidades escolares da Enxovia e do Jardim Lírio “será avaliado, para ser implementado nas demais escolas da rede municipal de educação”, informa o vice-prefeito de Tatuí e secretário de Educação.

Publicidade