Projeto ‘Fusion Jiu-Jítsu’ promove aulas gratuitas no bairro Santa Rita

Em parceria com o Programa Escola da Família, atividade começa hoje

Maikon Douglas Damião no Campeonato Copa do Brasil, em Campinas (foto: Arquivo pessoal)
Da reportagem

A Escola Municipal “Alan Alves de Araújo”, no bairro Santa Rita, é sede das aulas de jiu-jítsu ministradas pelo atleta Maikon Douglas. O projeto “Fusion Jiu-Jítsu” tem treinos aos domingos, com início neste dia 20, a partir das 14h30.

As aulas são livres e atendem ao público em gera; o único requisito para participação é que o aluno tenha mais de seis anos de idade.

Para realizar a inscrição, o interessado pode ir até a escola com antecedência ou comparecer na primeira aula do projeto, já que as inscrições são feitas na hora também. No entanto, para os menores de 18 anos, é necessária a autorização dos pais ou responsáveis.

Segundo a organização, se o número de participantes exceder a capacidade do tatame, os treinos serão divididos em turmas – essas especificações serão combinadas com o treinador.

Maikon Douglas Damião, 27, pratica e ministra o Jiu-Jítsu há mais de 15 anos. Para ele, que também iniciou a trajetória em um projeto como esse, o principal objetivo é “oferecer oportunidade para crianças, jovens e adultos, proporcionando benefícios na saúde, disciplina, desenvolvimento físico e pessoal”.

Os treinos contam com alongamento, aquecimento, técnicas de defesa pessoal e combate, também chamado de “rola”. As graduações da modalidade ocorrerão anualmente, conforme regras prescritas pela Federação Paulista de Jiu-Jítsu (FPJJ) e pela Confederação Brasileira de Jiu-Jítsu (CBJJ).

“Os alunos aprenderão técnicas de jiu-jítsu esportivo validas para uso em aula e campeonatos, conforme o permitido para o nível de cada um, além de técnicas básicas de defesa pessoal”, diz Damião.

Para o treinador, que tem interação com o esporte há anos, desde que treinava em Buri, interior de São Paulo, “colocar em prática esse projeto está sendo uma realização”.

“Uma das ideologias do projeto também é formar boas pessoas perante a sociedade”, declarou. O atleta mudou para Tatuí em 2020 e, desde então, tenta concretizar a ação e, agora, com apoio dos organizadores do Programa Escola da Família no bairro Santa Rita ela é colocada em prática.

“O jiu-jítsu, acima de tudo, é uma defesa pessoal que proporciona autoconfiança e autocontrole”. São sob esses aspectos que Damião pretende formar futuros atletas a partir do projeto.