Programação do ‘Férias no Museu’ segue com atividades até a sexta





Começou nesta terça-feira, 19, a sexta edição do projeto Férias no Museu, intitulada “Nós e a Natureza”. A programação segue até sexta-feira, 22, das 15h às 18h, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

Segundo a diretora do museu, Raquel Fayad, a intenção é “usar a praça, as árvores, as sementes e galhos que caem para realizar trabalhos de arte, e, também, tratar com as crianças e adolescentes os cuidados que devem ser tomados com a natureza que nos rodeia”.

Na abertura do projeto, foi realizada uma oficina de literatura, ministrada pela equipe educativa do MHPS. Hoje, quarta-feira, 20, às 15h, a oficina continua, trazendo poesias, textos, matérias de jornais e questões da atualidade, como a tragédia de Mariana, em Minas Gerais, para que os participantes possam desenvolver textos sobre o tema.

Nos dias 21 e 22, será realizada uma oficina de arte, com Neiva Telles, às 15h. Nela, as crianças recolherão as folhas, galhos e sementes que estiverem caídas no chão, e, a partir disso, serão orientados a criar “inserções de arte”.

Também nesses mesmos dias, Ana Maria de Souza desenvolverá ioga para crianças de 3 a 12 anos, a partir das 15h.

Na sexta-feira, 22, também às 15h, a equipe do MHPS organizará um piquenique na praça, e, às 18h, Géssica Gralhóz coordenará “dança circular” no local.

A organização da sexta edição do projeto Férias no Museu é da equipe do MHPS, contando com convidados e parceiros para a realização.

O projeto tem o intuito de levar crianças, adolescentes e os pais “para dentro do museu”, segundo Raquel, “sempre com uma questão que os façam pensar nos acontecimentos do país e que gerem um pensamento crítico”.

Outra atração do mês de janeiro é o cinema, oferecido por meio de parceria com o Ponto Mis (Museu da Imagem e do Som). Dois filmes estão em cartaz, com exibições gratuitas de terça a domingo. O curta brasileiro “Um Dia… e Logo Depois um Outro”, com nove minutos de duração, que foi produzido em 1997, é exibido às 9h. Já o longa “Tapete Vermelho – Ele Só Queria Ver um Filme do Mazzaropi”, com uma 1h 40 de duração, é exibido às 14h.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” fica na praça Manoel Guedes, 98. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3251-6586.