Tatuí recebeu, na quinta-feira, 8, o selo de certificação do Programa Município Verde Azul 2017, durante o 1º Encontro Estadual de Pré-Certificação do Programa, no auditório Cemforpe (Centro Municipal de Formação Pedagógica), em Mogi das Cruzes.
Estiveram presentes, para receber o certificado, o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Célio José Valdrighi, e a responsável pela interlocução do programa em Tatuí, Karina Camargo de Sousa.
O programa Município Verde Azul é dividido em dez diretivas: município sustentável, estrutura e educação ambiental, conselho ambiental, biodiversidade, gestão das águas, qualidade do ar, uso do solo, arborização urbana, esgoto tratado e resíduos sólidos.
As diretivas são os critérios para que o município alcance a classificação. Tatuí conseguiu na primeira fase ficar em quarto lugar no Estado de São Paulo, entre 642 municípios, no quesito uso do solo e em sexto lugar em resíduos sólidos.
Lançado em 2007 pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o programa mede e apoia a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios, visando ao desenvolvimento sustentável.
A participação do município no programa é um dos critérios de avaliação para a liberação de recursos do Fecop (Fundo Estadual de Controle da Poluição).
“Com isso, Tatuí poderá fazer projetos para pleitear verbas do Fecop e adquirir máquinas e outros itens necessários para ajudar na boa gestão ambiental do município. E neste ano, esse fundo está liberando R$ 3,5 milhões para serem divididos entre os municípios melhores classificados”, explicou Karina.