Programa destina alimentos a famílias carentes do município

Projeto incentiva agricultura familiar e ainda investe no social

Projeto leva alimentos a 250 famílias carentes
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio do Departamento de Agricultura, iniciou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que consiste em uma forma de apoiar e incentivar a agricultura familiar, destinando os alimentos produzidos pelos agricultores a famílias carentes do município.

“Os recursos são oriundos do Ministério da Cidadania, através do governo do estado de São Paulo e o programa é executado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati) e Casa da Agricultura, em parceria com a prefeitura”, explicou o secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, José Hélio de Oliveira Júnior. No total, são 16 agricultores familiares e 250 famílias beneficiados com o programa.

A partir daí, são repassados os produtos para o Banco de Alimentos de Tatuí, que os distribui em cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional. Na primeira entrega, 600 quilos de repolho e abóbora japonesa foram destinados às famílias.

Entre os produtos adquiridos dos produtores rurais semanalmente, estão frutas e hortaliças, como: acelga, alface, chicória, repolho, milho, laranja, maracujá, tangerina, pepino, abóbora brasileira, abóbora paulista, abóbora japonesa, berinjela, quiabo, couve-manteiga, mandioca e banana. “O programa, iniciado no final de maio, segue até dezembro deste ano”, pontuou Oliveira Júnior.

O PAA foi instituído pela 10.696, de 2003, no âmbito do Programa Fome Zero. Ela foi alterada pela lei 12.512, de 2011, e regulamentada por diversos decretos – o que está em vigência é o 7.775, de 2012.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome