Programa cultural de março celebra Dia da Mulher com várias atrações

Eventos musicais, exposições, teatro e cinema estão agendados para o mês

Cantora Mel Moreira abre as atrações do mês de março em Tatuí (foto: divulgação)
Da redação

A agenda cultural de março em Tatuí será repleta de eventos musicais, exposições, teatro e cinema, sendo grande parte das atrações em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8.

As atividades, organizadas pela prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, são gratuitas e acontecerão em diversas regiões do município, seguindo todos os protocolos sanitários de combate à Covid-19.

No Centro Cultural de Tatuí, continuará em cartaz, até meados de março, a exposição “Una”, de Liliana Rosa dos Reis, com pinturas de óleo sobre tela, acrílico sobre papel, acrílico sobre tela e giz pastel oleoso sobre papel.

Pelo Dia Internacional da Mulher, a cantora tatuiana Mel Moreira, formada no Conservatório de Tatuí, realizará duas apresentações musicais no Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes.

A primeira delas será na sexta-feira, 4, às 19h, como parte do projeto “Música no CEU”, com um repertório de música popular brasileira; a segunda apresentação será no dia 18, sexta-feira, também às 19h, com músicas do pop rock nacional.

O projeto “Música na CEU”, de Mel Moreira, recebeu recursos da Lei Aldir Blanc (LAB) e tem apoio cultural da prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.

Nos próximos meses, Mel ainda realizará mais duas apresentações pelo projeto, sendo uma voltada ao samba raiz, no mês de abril, e a outra ao sertanejo raiz, em maio.  Todas as apresentações serão gratuitas. O CEU das Artes fica na rua Ana Rosa Monteiro, 475, Jardim Santa Helena.

A estreia da temporada 2022 do tradicional Projeto Música na Praça está prevista para o sábado, 5, às 11h, na Praça da Matriz, com o grupo Bravo Tatuí – Carlos Henrique de Paula Ribeiro, com recursos da Lei Aldir Blanc.

Conforme divulgado pelo Departamento Municipal de Cultura, até dezembro, o projeto receberá apresentações de diversas expressões musicais, que vão desde o estilo clássico até o popular, “valorizando ao máximo os grupos, bandas e artistas locais e da região”.

Ainda no sábado, 5, às 18h, o CEU das Artes recebe a apresentação “Nordeste – Uma Viagem Musical”, de Mariana Valério, com recursos da LAB.

A sétima arte fará parte da programação de março com o “Cine AB”, que estacionará, nos dias 7 e 8, no Paço Municipal “Prefeita Maria José Gonzaga”, com a carreta/cinema para cinco sessões por dia, sendo quatro delas exclusivamente para a rede municipal de educação e uma, a sessão das 18h30, aberta para a comunidade.

Na terça-feira, 8, às 19h30, no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, acontece a abertura da exposição “Barbie Negra – O Poder da Representatividade”, de Rafaele Breves, e o bate-papo “Mulheres”, com recursos da LAB. A mostra seguirá de 9 a 30 de março, das 9h às 17h.

Ainda no Dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão” recebe o recital de violino de Gabriela Antulini. A apresentação está agendada para as 8h30.

No encerramento da programação dedicada às mulheres, Renata Ramos apresentará “Mãe Terra”, trabalho que terá início dia 12, sábado, às 11h, na Praça da Santa, e será concluído na Praça da Matriz.

O Departamento Municipal de Cultura aponta que o Dia Mundial do Teatro também será lembrado na programação. Às 19h do dia 12, o CEU das Artes, recebe o espetáculo “Desaparecidas”, da Cia. Efêmera de Teatro, e, no dia 19, às 15h e às 19h, a CIA de Opinião apresenta a peça “Canavial da Esperança”, no MHPS.

No dia 13, domingo, às 16h, a atração é musical, no CEU das Artes, com apresentação do Quarteto Zacur. Já no dia 25, sexta-feira, às 19h, o CEU das Artes recebe o show “Cobogó Constrói”, de Gustavo Capucho Carvalho, ambos com recursos da LAB.

Na última sexta-feira do mês, 25, às 19h, como de costume, o MHPS sedia a Noite da Seresta com Ternura, de Maria Inês de Camargo Machado, também pela LAB.

No dia seguinte, 26 (sábado), às 14h, o museu recebe a apresentação de capoeira “Mo Jubá”, de Meirele Paulino, e, às 19h, o canal do Museu no Youtube (https://bit.ly/3rebu51) apresenta o documentário “O Tesouro de Tatuí”, de Tiago Augusto Marcos, do 1º Festival de Arte e Cultura de Tatuí.

As atrações do mês se encerram no Centro Cultural, dia 29, terça-feira, às 9h, com a exposição fotográfica “O Som da Terra”, de Vincenzo Augusto Daldoss.