Da reportagem
O programa Bolsa-Trabalho disponibiliza 220 vagas destinadas a integrantes de famílias de baixa renda ou que vivem em vulnerabilidade social em Tatuí.
Pelo segundo ano consecutivo o município compõe o programa, idealizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, do governo do estado de São Paulo, com o objetivo de oferecer ocupação, renda e qualificação profissional. As inscrições devem ser realizadas até o dia 17, no site www.bolsadopovo.sp.gov.br.
Segundo o diretor do Centro de Apoio ao Trabalhador e Empreendedorismo de Tatuí (Cate), Levi Soares, os interessados são encaminhados para variados departamentos que solicitam as vagas, sendo a maioria para o setor de limpeza.
Ele lembra que, para o cidadão ter os benefícios, é preciso obedecer a critérios estabelecidos, como estar desempregado e sem receber o seguro-desemprego ou integrar outro programa assistencial, ter renda per capita de até meio salário-mínimo, residir no estado de São Paulo há, pelo menos, dois anos e ser maior de 18 anos.
O benefício só pode contemplar uma pessoa por família. Outros critérios levados em conta pelo programa correspondem às mulheres e maiores de idade “arrimos de família”, pessoas que estão há mais tempo desempregadas e cidadãos “com mais idade”, destaca Soares.
Os aprovados terão direito a uma bolsa-auxílio de R$ 540, incluindo cesta básica durante cinco meses, para exercerem o trabalho em órgão público, “conforme direcionamento municipal”, informa Soares. A carga horária é de quatro horas diárias, de segunda-feira a sexta-feira.
Além disso, os inscritos poderão escolher seis opções de cursos profissionalizantes online da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp): auxiliar de controle de produção e estoque; gestão administrativa, gestão de pessoas; organização de eventos; rotinas e serviços administrativos e secretariado e recepção.
Para a inscrição online, o cidadão deve portar o RG, CPF, carteira de trabalho e comprovante de endereço. O resultado da seleção será divulgado em data ainda a ser definida, no Diário Oficial do estado. Mais informações podem ser obtidas na Central de Atendimento Bolsa do Povo (0800 7979 800) ou pelo WhatsApp (11) 98714-2645.
O Bolsa-Trabalho passou a integrar o programa Bolsa do Povo, com a lei 17.372, de 26 de maio de 2021, que concentra a gestão dos benefícios, ações e projetos, com ou sem transferência de renda, instituídos para atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.