Destaque do rap nacional é atração do mês no Conservatório de Tatuí

Rincon Sapiência faz show pago no Teatro Procópio, às 20h de sábado, 4

Rapper apresenta o álbum “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps” (foto: Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí traz para a Capital da Música o rapper e poeta Rincon Sapiência. O show acontece neste sábado, 4, às 20h, no Teatro “Procópio Ferreira”. O cantor apresenta o álbum “Mundo Manicongo: Dramas, Danças e Afroreps” e outras músicas que marcam a carreira dele.

De acordo com a escola de música, o artista é considerado “um dos principais nomes do rap nacional dos últimos tempos”. O segundo álbum dele, que será apresentado em evento pago no município, “foi muito bem recebido pela crítica”, acrescenta a divulgação do evento.

No disco, Sapiência “viaja pelos mais diversos ritmos, norteado pela vertente da música pop contemporânea africana”. As composições são produzidas com “instrumentais dançantes e divertidos”, uma das marcas da nova fase do cantor.

Neste trabalho, Rincon “bebe na fonte de estilos africanos mais variados”, desde o “afrobeat” e o “afrohouse” até o “dundunba”, ritmo originário da Guiné e divulgado ao redor do mundo pelo mestre djembefolá Famoudou Konatè.

“Abusando da psicodelia e com uma pegada menos orgânica, o disco também destaca o diálogo com ritmos originários das periferias, como o pagodão baiano e o funk brasileiro – desde o Mandela até o 150 bpm – indo até o grime inglês”, consta na divulgação.

Rincon Sapiência é MC (mestre de cerimônias), produtor e empresário com mais de 20 anos de carreira. O álbum de estreia, “Galanga Livre”, lançado em 2017, entrou para a lista dos 50 melhores da APCA (Associação Paulista dos Críticos de Artes) e recebeu dois troféus do “superjúri” no Prêmio Multishow daquele ano.

A premiação também rendeu o título de revelação do ano, reforçado pela eleição como artista do ano pela APCA e a escolha como melhor disco do ano pela revista Rolling Stone Brasil.

Sapiência trabalhou na divulgação do álbum no Brasil e no exterior, “reafirmando a versatilidade artística em parcerias musicais com Sidney Magal, Alice Caymmi, Rubel, Drik Barbosa e IZA”.

“Mundo Manicongo” marca o primeiro trabalho inteiramente produzido e dirigido pelo próprio artista e lançado por selo próprio, o MGoma. A obra conta com participações de Mano Brown, Lellê, Rael, Gaab e do grupo ÀTTØØXXÁ.

O show no Conservatório é o primeiro do mês dentro das atrações anunciadas pela instituição para a agenda cultural de 2022. A programação, que já apresentou shows de João Bosco, Metá Metá e Joyce Moreno, prevê ainda novidades para os próximos meses.

Os ingressos podem ser adquiridos pela internet na plataforma INTI ou pessoalmente na bilheteria do teatro, de segunda a sábado, das 13h às 16h e das 17h às 20h. Os bilhetes custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada) e podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, no centro.