Da redação
Em breve, o município receberá um monumento em homenagem aos profissionais da Saúde, que estão na linha de frente do combate à Covid-19. Produzida pelo artista plástico Cláudio Camargo, do Espaço Cultural “Cláudio Esculturas”, a obra terá 1,5 metro de altura e está sendo confeccionada em gesso.
Para elaboração da escultura, o artista apresentou um projeto que acabou habilitado pelo edital de cultura 01/2020, recebendo recursos da lei federal nº 14.017/2020, a “Lei Aldir Blanc”, por meio do decreto municipal 20.657, de 16 de julho de 2020.
Com a escultura, Camargo se propõe a realizar uma homenagem aos agentes de saúde, por meio da figura de um enfermeiro, “registrando o árduo trabalho desses profissionais nos últimos tempos”.
Quando concluída, a obra será doada ao município. Na sequência, haverá um estudo sobre o local ideal para a instalação, pois, segundo o escultor, a obra está sendo produzida para ficar exposta em área interna. “A intenção é agradar e trazer um pouco de felicidade a estes agentes da Saúde, que são nossos heróis guiados pelas mãos divinas!”, ressalta o artista.
Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, esta não é a primeira vez que o Espaço Cultural “Claudio Esculturas”, situado no bairro dos Mirandas, serve de sede para a confecção de esculturas em Tatuí.
No local, já foram produzidas obras de personalidades da música tatuiana, como: “O Maestro”, “Bimbo Azevedo”, “João Baptista Del Fiol”, “Nacif Farah” e o “Monumento aos Seresteiros”, composto por sete personalidades que fomentaram o gênero seresta na Capital da Música.
O autor
Camargo nasceu em Tatuí, no dia 14 de julho de 1957. Ele foi aluno do professor espanhol Rafael Juarez Sangrador e teve aulas com os artistas Sara Goldman, Célia Marcassa e Walter Miranda.
Diretor-fundador da Amart (Associação dos Artistas Plásticos de Tatuí e Região), ele atuou por 13 anos em pintura a óleo sobre tela, com exposições individuais e coletivas, e há nove anos atua como escultor, prestando serviços para várias cidades.
Entre diversos trabalhos, realizou pintura de mural no Lar São Vicente de Paulo e foi o primeiro artista a expor obras na Câmara Municipal, a convite da administração, para incentivar o turismo na cidade. Ele ainda foi o escolhido para produzir um quadro do patrono do Nebam (Núcleo de Educação Básica Municipal), o piloto Ayrton Senna da Silva.
A primeira obra de Camargo como escultor foi a confecção do busto do professor Chico Pereira, para o Lar São Vicente de Paulo. Com o reconhecimento pela obra, foi convidado a participar do projeto “Praças em Tatuí”, que consistia na confecção de 11 esculturas, em tamanho natural, instaladas nas praças centrais da cidade.
O artista confeccionou o busto do fundador do Lar Donato Flores a pedido do diretor da instituição. Ele prestou serviços à prefeitura de Capela do Alto, onde efetivou a arte sacra denominada “O Monge”.
Com o sucesso da obra, a prefeitura do município vizinho solicitou mais cinco esculturas de pessoas ligadas à história da cidade, as quais estão sendo finalizadas.
Em Itapetininga, Camargo confeccionou a escultura da primeira aviadora do Brasil, Anésia Pinheiro Machado, cuja inauguração contou com a presença de militares, representando a Aeronáutica. Em 2016, para a Paróquia São Roque, de Boituva, Camargo fez o monumento em homenagem ao padroeiro da cidade.