Professores e alunos de faculdade de Tatuí lançam livro que aborda direito

Obra contém 422 páginas e reúne artigos de 19 autores da Santa Bárbara

Autores apresentam livro no lançamento (Foto: Divulgação)
Da reportagem

A Faculdade Santa Bárbara (Faesb) em Tatuí lançou, no mês passado, o livro “Debates Contemporâneos: Ensaios de Direito”. A obra coletiva reúne artigos de 19 autores, entre professores e egressos da instituição.

De acordo com Heloisa Augusta Vieira, professora de direito da faculdade, o livro aborda uma variedade de temas relevantes e atuais da área, “refletindo a diversidade e a qualidade do corpo docente e discente da instituição”.

Ela comentou que os textos refletem a “excelência acadêmica e a preocupação em debater, entre os profissionais da área, questões essenciais para o desenvolvimento do pensamento jurídico”.

Entre os artigos publicados na obra de 422 páginas, dois são de autoria dela em coautoria com o professor Fábio Gobbo. De acordo com Heloisa, o primeiro, intitulado “Chat GPT e os impactos dessa inteligência artificial no âmbito dos direitos autorais”, aborda, ‘de forma abrangente, a influência das novas tecnologias no campo dos direitos autorais, trazendo reflexões fundamentais para o entendimento desse fenômeno”.

Já o segundo artigo, “Quando a paixão se transforma em possessão: o crime passional e a inconstitucionalidade da legítima defesa à honra”, também em coautoria com Gobbo, “discute, de maneira crítica e analítica, a problemática dos crimes passionais e a questão da legítima defesa da honra, contribuindo para um debate mais amplo sobre o tema”.

Conforme explicou a docente, além desses assuntos, o livro conta com outros 14 artigos, os quais, segundo ela, buscam discutir temas atuais do direito. “O livro é uma obra que representa o compromisso da Faesb com a produção acadêmica de qualidade e o debate de ideias no campo jurídico, sendo uma leitura imprescindível para estudantes, professores e profissionais da área”, salientou.

Para Heloisa, “o trabalho em conjunto representa o esforço pessoal e a colaboração de diversos profissionais, os quais estiveram comprometidos com a excelência acadêmica”.

“Espero que esta obra contribua significativamente para o desenvolvimento e o aprimoramento do conhecimento jurídico. Agradeço a todos que tornaram este projeto possível, e espero que os leitores desfrutem da leitura e encontrem insights valiosos para suas reflexões. Parabéns a todos os envolvidos”, concluiu.

O livro, publicado pela editoria Polimatia, pode ser adquirido por meio do site “Clube de Autores”, no www.clubedeautores.com.br/livro/ensaios-de-direito, por R$ 55.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui