Professor Miguel toma posse como novo prefeito de Tatuí

Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal nesta 2ª-feira

0
Publicidade
Da redação

O professor Miguel Lopes Cardoso Júnior (MDB) tomou posse como prefeito de Tatuí na tarde de segunda-feira, 9, a partir do falecimento da prefeita Maria José Vieira de Camargo (reportagem nesta edição).

A posse aconteceu na Câmara Municipal, durante cerimônia no plenário da Casa Legislativa. Na ocasião, os vereadores assinaram o ato 065/21, declarando extinto o mandato da prefeita.

Durante a posse, Cardoso lamentou a morte da prefeita e classificou a cerimônia como “um momento triste, mas necessário”. Emocionado, sustentou que, como chefe do Executivo, manterá o trabalho iniciado por Maria José.

“Acima de tudo, é preciso que nós façamos o desejo do coração da nossa prefeita e continuemos aquilo que ela fez com maestria, que é cuidar das pessoas. Nós não esperávamos por esta situação, mas a vida segue, e tenho certeza de que, de onde ela estiver, (Maria José) estará olhando por nós e torcendo para que façamos sempre o melhor”, declarou o novo prefeito.

Cardoso ainda falou do sentimento de luto da população pela falta da prefeita. “Hoje temos uma população que se sente órfã, a cidade está triste, é um momento de muita dor”, enfatizou.

Publicidade

Para os próximos anos de mandato, Cardoso apontou que deverá contar com o apoio dos secretários municipais, com a Câmara Municipal e com toda equipe de governo, “além das orações e da torcida da população, para fazer o melhor para a cidade”.

Ele ainda completou: “Fazer o melhor para o município continua sendo o nosso objetivo, e é o maior legado que a prefeita nos deixa. Vamos continuar cuidando das pessoas com amor, carinho, dignidade e muito respeito”, concluiu.

Cardoso atuava como prefeito em exercício de Tatuí desde o dia 5 de agosto, quando a então prefeita Maria José precisou pedir afastamento para tratar de um câncer no abdômen.

O novo prefeito é natural de Tatuí, tem 51 anos, é casado com Regiane e pai de dois filhos: Emanuel e Israel. Ele é formado em educação física há 32 anos, com especialização em treinamento desportivo e psicopedagogia.

Câmara dá posse ao professor Miguel Lopes Cardoso Júnior como prefeito de Tatuí (foto: AI Prefeitura)

Na carreira docente, Cardoso lecionou em escolas públicas e particulares. Além disso, é funcionário público municipal concursado, atuou como professor coordenador do PAF (Programa Atlético do Futuro) do Sesi Tatuí, entre 1992 e 2009, e foi coordenador pedagógico e professor do Colégio Anglo Tatuí, entre 2009 e 2013.

Na carreira pública, Cardoso foi secretário municipal de esportes entre 2013 e 2016.  Em 2017, elegeu-se vereador para o mandato 2017/2020, e assumiu a Secretaria da Educação na primeira gestão da prefeita Maria José (de 2019 a 2020).

No ano passado, foi eleito vice-prefeito, ao lado de Maria José, e, em janeiro deste ano, voltou a ocupar o cargo de secretário da Educação, até agosto, quando assumiu o cargo de prefeito interino.

Inaugurações adiadas

Com o falecimento de Maria José, a prefeitura de Tatuí decretou luto oficial de sete dias e adiou inaugurações que ocorreriam na primeira quinzena deste mês, em comemoração ao 195° aniversário do município, celebrado neste dia 11 de agosto.

Na segunda-feira, 9, ficou suspenso o expediente da prefeitura, com exceção dos serviços essenciais, coletas de lixo, atendimento médico e segurança (entre eles, UPA, gripário, Samu, Santa Casa, postos de vacinação, coleta de lixo, agentes de trânsito e GCM).

A inauguração do novo paço municipal, prevista para esta quarta-feira, 11, também foi adiada. Outros eventos suspensos são a inauguração da Emei “Maria Tereza Vieira de Campos Badin”, no Jardim Santa Rita de Cássia, que ocorreria no dia 12, e o lançamento da pedra fundamental do novo centro de capacitação do Fusstat, no Jardim Santa Rita de Cássia, também no dia 12.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura, as novas datas devem ser anunciadas na próxima segunda-feira, 16, após o novo prefeito se reunir com o secretariado municipal.

Publicidade