Procura obriga prefeitura a manter 3 locais para dar conta de pacientes

886 buscaram atendimento em 48h; 10 mil testes rápidos foram adquiridos

132
Pacientes formaram fila em Posto de Testagem na UBS do centro
Publicidade
Da redação

A procura por atendimento em Tatuí obrigou a prefeitura a manter três locais para dar conta do volume de pacientes com sintomas gripais. Além do gripário, em funcionamento nas dependências da Santa Casa, a Secretaria Municipal de Saúde está fazendo uso da capela do hospital e da UBS (Unidade Básica de Saúde) “Dr. Aniz Boneder”, no centro, para prestar atendimento.

Em 48 horas, as autoridades sanitárias municipais contabilizaram 886 atendimentos, sendo 445 na quarta-feira, 5, e, no dia seguinte, 441.

A média é de 443 pessoas por dia procurando os espaços com queixas semelhantes, envolvendo febre, cansaço, tosse, espirros, dores no corpo e mal-estar, coriza ou nariz entupido, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça e falta de ar.

A capela da Santa Casa começou a ser utilizada para abrigar pacientes com esse tipo de quadro na quinta-feira, 6, um dia depois da reabertura do gripário e para evitar superlotação.

A Saúde confirmou, por meio da assessoria de comunicação do Executivo, que o espaço continuará sendo utilizado por tempo indefinido como uma extensão do gripário, devido ao aumento da procura por atendimento.

Publicidade

O espaço também é considerado mais confortável para receber as pessoas, pois conta com bancos que podem ser utilizados durante a espera. Segundo a prefeitura, a capela é destinada à triagem de pacientes que serão submetidos à testagem.

Pacientes que procuram o gripário são, primeiro, direcionados ao espaço religioso. É lá que a equipe da Saúde preenche a ficha deles.

Também na quinta-feira, o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior informou, por meio de rede social, que se reunira com o Comitê de Combate à Covid-19 para tomada de decisões.

A audiência aconteceu no paço municipal. Entre as medidas, Cardoso Júnior anunciou a compra – já efetivada – de 10 mil testes rápidos para detecção do novo coronavírus. “A testagem, realizada no período correto, é muito importante neste momento”, afirmou.

O prefeito também especificou que o posto de testagem, ao lado do “Postão”, no centro, continuará em operação. A previsão era de se desativar a unidade, mas, para agilizar o atendimento, os testes serão realizados mesmo aos finais de semana. Nos dias de semana, de segunda-feira a sexta-feira, o atendimento é feito das 7h às 16h e, aos sábados e domingos, das 9h às 17h.

Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome