Procura faz Cartório Eleitoral agendar cadastro para março





Anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral, o recadastramento biométrico é realizado pelos cartórios eleitorais de todo o país. O Cartório da 140ª Zona Eleitoral, de Tatuí, recebe, desde o dia 15 de setembro do ano passado, os eleitores para fazer o novo cadastro.

Segundo o analista judiciário eleitoral Felipe Mariano, a equipe do Cartório Eleitoral de Tatuí atende cerca de 26 eleitores por dia, somente para o recadastramento. O plano da Justiça Eleitoral é recadastrar todos os eleitores do país até 2018.

“Muitos eleitores pensam que o cadastramento é para a eleição deste ano, o que não é correto. Eles podem ficar tranquilos que o cadastro vai até 2018”, afirmou Mariano.

A grande procura de eleitores fez com que os agendamentos para o recadastramento fossem marcados para o mês de março, segundo o analista judiciário. “Muitas pessoas nos procuraram para fazer o agendamento. Com a procura, estamos com a agenda lotada até o mês de março”, contou.

O analista afirmou que, para se recadastrar, os eleitores devem apresentar um documento de identificação (RG) ou a certidão de nascimento, comprovante de residência e o título eleitoral, se tiver.

Durante o recadastramento, os atendentes recolhem as impressões digitais do eleitor e tiram fotografia. O processo dura, em média, dez minutos.

Alguns eleitores, principalmente os que trabalham com produtos químicos e na construção civil têm maior dificuldade na coleta de impressões digitais, alertou Mariano.

Os dados ficam com a Justiça Eleitoral, que usará as informações para a implantação do sistema biométrico nas eleições.

Os jovens que estão tirando o título de eleitor pela primeira vez já têm os dados biométricos recolhidos no alistamento, assim como os eleitores que estão fazendo transferência de domicílio eleitoral, segundo Mariano.

O analista pede para que os eleitores compareçam no horário marcado, pois o não comparecimento tira vagas de outras pessoas que poderiam ser atendidas.

O cartório recebe cerca de 600 novos alistamentos todos os meses, segundo Mariano. A unidade de Tatuí atende outras seis cidades: Quadra, Porangaba, Capela do Alto, Torre de Pedra, Cesário Lange e Guareí. Os municípios atendidos somam cerca de 130 mil eleitores.

Os serviços de recadastramento, alistamento e transferência só são realizados com agendamento. O eleitor deve entrar no site www.tre-sp.jus.br para marcar o horário, ou ligar para o número 148, do “Disque-Eleitor”.

Os agendamentos são feitos entre as 12h15 e as 15h45. Os serviços de solicitação de justificativa, pagamento de multa ou obtenção de certidão de quitação eleitoral não necessitam de agendamento, basta ir direto ao cartório.