Primeira disputa nacional para transplantados terá tatuiano

134
Pedro Roque Della Vecchia, de 73 anos, correrá 100 e 200 metros rasos e seis quilômetros de rua (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O corredor Pedro Roque Della Vecchia, de 73 anos, será o único representante tatuiano na primeira edição dos “Jogos Brasileiros para Transplantados”. A disputa nacional acontece em Curitiba (PR), a partir desta quinta-feira, 21, e segue até domingo, 24.

O atleta recebeu a doação de um rim e viajará à capital paranaense com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, para representar o município em três provas: 100 e 200 metros rasos e na corrida de rua com trajeto de seis quilômetros.

A competição recebe apoio e cooperação técnica da ABTX (Associação Brasileira de Transplantados) e reunirá atletas transplantados de órgãos e medula do Brasil inteiro.

Conforme nota à imprensa, “o intuito do evento é incentivar a prática de atividade física e trazer à tona o tema da doação de órgãos e de medula”.

Os primeiro Jogos Brasileiros para Transplantados são voltados a pessoas que receberam algum órgão transplantado – como coração, intestino, rim, fígado, pulmão e córneas – ou de células (medula óssea alogênico).

Os atletas competem nas modalidades de atletismo, corrida de rua, natação e tênis, devendo ter sido transplantados há pelo menos um ano e possuir liberação médica para a realização dos exercícios.