Presidente do TJ-SP inaugura posto do Judiciário em Cesário





O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador José Renato Nalini, participou, dia 27 de novembro, da cerimônia de inauguração do posto avançado digital do Poder Judiciário, em Cesário Lange.

O ex-prefeito de Tatuí Luiz Gonzaga Vieira de Camargo também esteve na cerimônia e foi homenageado pela colaboração a Cesário Lange pelo período em que foi deputado estadual. O ex-prefeito daquele município Gilberto Radicce também recebeu uma placa de homenagem.

Nalini inaugurou o prédio da Justiça estadual e foi homenageado com o título de “cidadão de Cesário Lange”. A inauguração deveria ter acontecido no dia 23, mas um forte temporal derrubou parte do forro do prédio da Câmara, e a sessão teve de ser adiada.

O posto avançado, que faz parte da Comarca de Tatuí, permitirá recepcionar e processar diversas causas, como pensão alimentícia, ações dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e dos Juizados Especiais da Fazenda Pública, além de comunicações do Conselho Tutelar.

Entre outros serviços oferecidos pela unidade, estão a habilitação de pretendentes à adoção, controle do comparecimento periódico em processos e em execuções criminais.

O Tribunal de Justiça anunciou, dia 30 de novembro, a conclusão do projeto de digitalização das ações judiciais. A partir de agora, todos os novos processos são recebidos de forma 100% digital, eliminando o uso de papel.

De acordo com o tribunal, o processo digital acarretará economia de tempo e espaço. A extinção dos processos físicos eliminará o serviço de transporte dos documentos. Os advogados poderão fazer petições durante toda a semana, 24 horas por dia.

A expectativa do Tribunal de Justiça é poupar mais de 115 mil árvores em cinco anos e reduzir a emissão de gás carbônico em 13.507 toneladas. Cerca de 14% dos 20,2 milhões de ações do tribunal já estão em formato digital.