A seleção brasileira estava se preparando para o Mundial de Futebol que se aproximava, por isso realizava amistosos para definições e observações para a definitiva convocação.
Este foi em 18 de maio de 1958, o segundo amistoso contra a Bulgária, já que, na semana anterior, havia vencido a mesma seleção por 4 a 0, no Maracanã.
Dessa vez, jogavam no Pacaembu, e nova e tranquila vitória, com 2 gols de Pelé e Pepe (entrou no lugar de Canhoteiro). Final: 3 a 1, sob a orientação do treinador Vicente Feola.
No mesmo Pacaembu, semana seguinte, iria vencer o Corinthians por 5 a 0, uma partida marcada pela violência do zagueiro Ari Clemente em cima do jovem Pelé, quase o tirando da Copa da Suécia.
Depois de severo tratamento e muita determinação e confiança da comissão técnica, foi mantido entre os convocados, e a história todos já sabem: Pelé foi o herói daquele mundial, trazendo o título pela primeira vez para o Brasil.
Em pé: De Sordi (São Paulo), Jadir (Flamengo), Nilton Santos (Botafogo), Gilmar (Corinthians), Mauro (São Paulo) e Roberto Belangero (Corinthians). Agachados: Mário Américo, Garrincha (Botafogo), Moacir (Flamengo), Mazola (Palmeiras), Pelé (Santos) e Canhoteiro (São Paulo).
Curioso é que, desta foto, Jadir, Roberto Belangero e Canhoteiro acabaram não sendo aproveitados na relação dos 22 inscritos para a Copa. Histórias curiosas do futebol. Grandes recordações.
NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade