Da reportagem
A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, segue no processo que pleiteia o título de estância turística para Tatuí e deve apresentar, até o dia 27, sexta-feira, mais informações para a Secretaria de Turismo e Viagens do estado de São Paulo.
Desde o fim de 2023, o Departamento Municipal de Turismo tem adicionado dados na plataforma da secretaria de São Paulo, que é usada para o ranqueamento técnico de estâncias e municípios de interesse turístico (MITs), conforme a lei complementar 1.261/2015.
Neste mês, mais informações técnicas foram solicitadas sobre o fluxo dos principais atrativos e eventos turísticos locais reconhecidos pelo estado de São Paulo, entre eles, Feira do Doce, Festa da Caridade, Semana Paulo Setúbal e Tatuí Classic Car, “eventos esses que reforçam o status turístico do município”, declara a assessoria de comunicação da prefeitura.
Neste sentido, os turismólogos Jean Vinicios Sebastião e Rafael Halcsik Coutinho, responsáveis pelas informações e dados turísticos de Tatuí, estão formatando um dossiê técnico, com mais de 150 páginas, para ser encaminhado ao Grupo Técnico de Análise dos Municípios Turísticos (GAMT), da secretaria estadual.
Esse material deverá ser validado pelo prefeito e pelo secretário municipal do Turismo, conforme orientação do GAMT.
Sebastião e Coutinho destacam que o Departamento de Turismo possui boas expectativas para que o município consiga a certificação turística, pois já foi um dos primeiros reconhecidos como MIT. E, no último ranqueamento técnico, realizado em 2021, Tatuí ficou na 21ª posição na classificação final, em uma concorrência entre 140 cidades.
“Para este ano, estamos confiantes em obter uma boa nota na classificação geral das estâncias e MITs do ranqueamento realizado pela Secretaria de Turismo e Viagens do estado”, antecipam.
Ainda segundo os turismólogos da prefeitura, a conquista da certificação traria um importante reconhecimento de Tatuí como destino turístico, pois apenas 70 cidades possuem o título de estância no estado.
“Outra conquista é o fato de o município passar a receber mais investimentos para serem aplicados no fomento ao turismo local”, enfatizaram.
“O turismo é um setor importante na geração de empregos formais e informais, além de proporcionar inúmeros benefícios socioeconômicos e ajudar no desenvolvimento da economia local e na promoção da cidade como um atrativo turístico”, destacaram.
Já o secretário municipal de turismo, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko), afirmou que a pasta, em parceria com a iniciativa privada e o Conselho Municipal de Turismo (Comtur), estão se empenhando em fomentar o turismo local. “Estamos sempre buscando melhorar a certificação turística de Tatuí, almejando a categoria de estância”, declarou ele.
Neste mês, Tatuí também celebra o Dia Municipal do Turismo, no dia 27, conforme instituído pela lei 5.460, de 2020. Para marcar a data, diversas atividades de promoção do setor estão sendo realizadas em parceria com o Comtur, conforme a programação da 6ª Semana Municipal de Turismo, disponível no link https://encurtador.com.br/hxvqU.
Municípios turísticos
Atualmente, o estado de São Paulo possui 70 estâncias turísticas e 144 municípios de interesse turístico, que recebem investimentos do Fundo de Melhoria dos Municípios Turísticos.
O fundo serve para o aprimoramento da infraestrutura turística local, priorizando as proposituras elencadas no Plano Diretor de Turismo de cada cidade e que são discutidas pelos conselhos municipais.
Tatuí, que já é reconhecida como MIT pela lei 16.429/2017, busca agora elevar seu status para estância turística, destacando seu potencial turístico e cultural, especialmente em sua tradição musical e como “Terra dos Doces Caseiros”.
Cabe aos técnicos da secretaria estadual avaliarem os municípios turísticos paulistas, classificando-os como MIT ou estâncias.
Tatuí está longe de ser cidade turística.