Da redação
A prefeitura de Tatuí, por meio das secretarias da Saúde e da Educação, iniciou ação de “busca ativa” de alunos das creches e pré-escolas da rede municipal de educação que estão com vacinas atrasadas.
O intuito é atualizar integralmente a cobertura vacinal das crianças do município neste fim de ano. Para tanto, em ação conjunta entre a Vigilância Epidemiológica e as equipes das ESFs (Estratégia Saúde da Família), haverá, para as crianças com doses atrasadas, a imunização imediata com a “gotinha” contra a poliomielite (paralisia infantil) e o encaminhamento para as unidades de saúde para que os pais regularizem as outras vacinas em atraso.
“A partir disso, os pais devem levar a criança até o local indicado no protocolo para que a caderneta de vacinação seja atualizada o mais rápido possível, prezando pela saúde da criança e dos seus colegas de escola”, orienta a assessoria de comunicação do Executivo.
Todas as creches e pré-escolas municipais serão alvos da operação, o que deve durar cerca de 15 dias úteis. De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Rosana Oliveira, a intenção é, em breve, abranger também as crianças das pré-escolas particulares de Tatuí.
O ato inicial da ação aconteceu na manhã de quinta-feira, 3, na Creche “Chiquinha Rodrigues”, onde foram verificadas 73 carteiras de vacinação e identificados 12 alunos com vacinas de rotina em atraso e 13 com a vacina da poliomielite em atraso, os quais acabaram imunizados.