Prefeitura implementa o programa Gestão Nota 10 nas escolas da rede

Teresa Jussara Luporini, agente técnica do Instituto Ayrton Senna (foto: AI Prefeitura)

Nos dias 26 e 27, terça-feira e quarta-feira, diretores e coordenadores de escolas da rede de ensino receberam representantes do IAS (Instituto Ayrton Senna) na Secretaria Municipal de Educação, para a primeira capacitação do programa “Gestão Nota 10” (PGN10).

Representando o Instituto Ayrton Senna, estiveram a agente técnica do IAS, Teresa Jussara Luporini, conhecida como Teju, e Maria Sílvia Vianna Mattiazzo, gerente de implementação do instituto. Também participou da reunião o secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior.

O programa é um dos projetos geridos pelo IAS e está sendo implantando neste ano nas escolas municipais, por meio da parceria com o instituto, para atender alunos do quarto ao nono ano do ensino fundamental.

Tatuí é uma das três cidades do estado de São Paulo que tem parceria com o instituto, além de Ribeirão Pires e São Vicente. A primeira ação do IAS, no município, aconteceu em agosto de 2017, com o programa “Gestão da Política de Alfabetização”, voltado aos alunos do terceiro ano.

Nos primeiros meses, 1.377 crianças foram atendidas e, em 2018, o programa de alfabetização atingiu mais de 1.500 estudantes. Com a ampliação da parceria, a secretaria busca o desenvolvimento do ensino dos últimos anos fundamental e deve atingir mais de 4.800 alunos.

De acordo com o secretário, além de promover a formação dos professores, o PGN10 acompanha o rendimento escolar, a frequência e o desempenho dos alunos. O método é baseado na análise de dados do desenvolvimento individual.

Segundo Cardoso, com a implantação do programa, diretores e coordenadores das escolas municipais passam a trabalhar em parceria com o IAS, observando os dados divulgados com base na frequência dos alunos, nas médias obtidas em cada matéria e no acompanhamento da entrega dos deveres de casa.

“Basicamente, o PNG10 é uma forma reduzida do ‘Gestão da Política de Alfabetização’. Ele envolve coleta de dados para que a gente tenha um diagnóstico da nossa rede e possa trabalhar isso nos planejamentos”, explicou o secretário.

Durante a reunião de capacitação, os coordenadores foram orientados pelos gestores do IAS. Agora, eles devem levar isso até os professores nas reuniões semanais, chamadas de HTPC (Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo).

“Depois, os professores vão introduzir as metas do programa na sala de aula”, explicou. Os resultados obtidos pelos estudantes dos quartos e quintos anos serão divulgados mensalmente pela secretaria; já os dados dos alunos dos sexto e nono sairão a cada dois meses.

Por meio de nota à imprensa, a agente técnica do Instituto Ayrton Senna, Teresa Jussara Luporini, afirmou que “a parceria proporciona a oportunidade de colocar todo o conhecimento produzido pelo IAS na área de alfabetização e gestão de políticas públicas”.

“A prefeitura e a Secretaria de Educação oferecem todas as condições para que o programa se realize, tanto na capacitação de seus profissionais como nas condições objetivas para que a escola funcione plenamente”, ressaltou em nota.

Ainda sobre a parceria, Cardoso afirmou que o programa tem atendido às expectativas do município e que os gráficos projetados com base no aprendizado e no desempenho dos alunos dos terceiros anos das escolas da rede municipal, nos últimos dois anos, apresentaram excelentes índices de avanço.

O resultado do teste processual do IAS, realizado em meados de agosto de 2018, mostrou que os alunos integrantes do programa de alfabetização estão melhorando as notas e o desempenho escolar. As avaliações são realizadas para constatar o nível de aprendizagem das crianças.

Na avaliação processual de matemática, 53% dos estudantes atingiram o nível avançado (três e quatro). Em língua portuguesa, 36% alcançaram as notas mais altas e entraram no nível “quatro”, enquanto 32% chegaram ao nível “três”, totalizando 68% dos alunos em níveis avançados.

No teste, os estudantes são classificados em quatro níveis de aprendizagem. Os níveis “um” e “dois” representam baixo desempenho na alfabetização; “três” está em índice médio; e “quatro” aponta a excelência na qualidade do ensino.

Conforme o secretário explicou, a identificação do desenvolvimento orienta o planejamento das atividades de forma diferenciada para cada grupo. Os alunos que apresentam mais dificuldades são trabalhados pelo professor da sala, e os que são considerados mais avançados acabam agrupados em turmas de apoio.

Para poder trabalhar dentro dos parâmetros do programa, todos os diretores, coordenadores e professores que atendem aos grupos de apoio participam de encontros com a equipe técnica do instituto.

Os profissionais contam com apoio pedagógico e acompanhamento frequente, desenvolvendo atividades direcionadas às necessidades dos estudantes, segundo os níveis de alfabetização apontados pelas avaliações.

O suporte é dado por um comitê gestor, formado pela Secretaria da Educação, supervisores de ensino e apoio técnico pedagógico com profissionais do IAS. Nas reuniões, é repassado todo o material de estudo que o instituto fornece e as estratégias para trabalhar no programa.

O IAS possui, também, uma plataforma digital denominada “Panorama”, na qual são armazenados dados estatísticos para auxiliar no acompanhamento das turmas. São anotações diárias de frequência de alunos e professores, realização de tarefas de casa e leitura de livros.

“Em todo o estado, apenas três cidades são contempladas com o programa. O Instituto Ayrton Senna é extremamente renomado, e poder contar com essa parceria, para atender nossas crianças e nossos professores, com essa riqueza de detalhes, para nós é muito gratificante”, concluiu o secretário.