Prefeitura implementa novo horário em setores da Saúde





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Manu e autoridades assinam decreto que regulamenta novo horário

 

Profissionais da assistência farmacêutica, Laboratório Municipal e CEP/CAR (Centro de Estimulação Precoce e Centro de Adaptação e Reabilitação), ligados à Secretaria Municipal da Saúde, trabalham em novo horário.

Conforme a assessoria de comunicação da Prefeitura, eles passaram a atuar em turno de seis horas diárias a partir do dia 30 de outubro. A medida foi adotada após publicação do decreto municipal 14.545, que prevê a regulamentação do horário de funcionamento dos setores.

Segundo o setor de comunicação, o atendimento acontece das 6h às 18h. Desta maneira, divulgou a assessoria, “a população ganha mais três horas, diárias de acesso aos serviços públicos”. Até então, o funcionamento era das 8h às 17h.

“Conseguimos ampliar o horário de atendimento, sem custos extras, e reduzir a carga horária do funcionário, trazendo mais dinamismo e qualidade numa área tão importante como a saúde”, disse, em nota à imprensa, a diretora de Recursos Humanos, Fabiana Freitas.

De acordo com a Prefeitura, a medida é extensiva aos funcionários ligados à estrutura administrativa dos três setores. Trabalham no turno de seis horas, além dos profissionais de saúde, atendentes, escriturários e equipe de limpeza.

Porém, desde o dia 1º de julho, os profissionais da área técnica da saúde já cumprem turno de seis horas diárias. Fazem parte dessa categoria os enfermeiros, auxiliares técnicos do laboratório e de enfermagem, técnicos em raio-X, imobilização ortopédica, fonoaudiólogos, psicólogos e farmacêuticos.

O setor de Vigilância em Saúde, que contempla os servidores da Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, Controle de Vetores e Zoonoses, também tiveram os horários de trabalho reajustados. Estes, porém, em setembro.

Apenas os funcionários do Samu (Serviço Móvel de Atendimento e Urgência) e do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto” não mudaram a rotina profissional. Eles continuam a trabalhar “em turnos de 12 horas por 36 horas, com duas folgas mensais”, informou a assessoria de comunicação.

“Demos início a esse processo através da área técnica e já estamos ampliamos os turnos de seis horas aos profissionais do setor administrativo. Em dezembro, a Prefeitura levará esse benefício a todos os servidores da rede de saúde”, afirmou o secretário municipal de Saúde, José Luiz Barusso.

Em nota, a Prefeitura destacou a opinião da servidora Eliana Almeida Siqueira. Ela trabalha na assistência farmacêutica e, conforme a assessoria, “entende que os reflexos do novo turno são percebidos rapidamente pela população”.

“Certamente vai melhorar o atendimento. O funcionário, quando está mais contente, produz melhor. É uma grande conquista, faz muito tempo que a gente espera por isso”, disse.

Também via assessoria, o médico pediatra e vereador, Jorge Sidnei Rodrigues da Costa (PMDB), disse que a mudança do horário de trabalho dos servidores integra compromisso assumido durante a campanha eleitoral pelo prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu.

“Estamos satisfeitos em cumprir o passo a passo, com responsabilidade e coerência, o plano de governo apresentado à população, em especial esse compromisso com os profissionais de saúde”, argumentou.

Participaram do ato de assinatura do decreto de lei que modifica o regime de trabalho, além do prefeito, do secretário, do vereador e da servidora, o vice-prefeito Vicente Aparecido Menezes, e o diretor de Vigilância em Saúde, Máximo Machado Lourenço.

O documento teve assinatura de outros representantes de departamentos do município. A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Claudia Adum também participou do ato.