Prefeitura e Sesi anunciam parceria esportiva para 500 crianças e jovens

Programa ‘Atleta do Futuro’ conterá atividades de basquete, judô e rúgbi

Acordo foi oficializado em encontro na terça-feira (foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, e o Sesi (Serviço Social da Indústria), em breve, passarão a trabalhar juntos para atender cerca de 510 crianças e adolescentes tatuianos, de 6 a 17 anos, pelo Programa Atleta do Futuro.

A parceria foi anunciada oficialmente na terça-feira, 22, em encontro no paço municipal com a presença dos secretários de Governo, Luiz Paulo Ribeiro da Silva, e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, do diretor municipal de esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, do diretor do Sesi Tatuí, Júlio César Souza Martins, e da orientadora de qualidade de vida do Sesi Tatuí, Úrsula Virgínia Pereira.

Inicialmente, o programa desenvolverá atividades de três modalidades: basquete, judô e rúgbi. Segundo Sinisgalli, há a pretensão de se disponibilizar outras modalidades futuramente. “Estamos em negociação com o Sesi, mas, inicialmente, estão fechadas essas três categorias”, reforçou.

O Sesi promoverá a capacitação de professores do Departamento Municipal de Esporte, órgão pertencente à pasta do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, informando todos os termos técnicos e a demanda do projeto.

De acordo com Sinisgalli, assim que a capacitação dos profissionais do órgão municipal for concluída, as inscrições ao “PAF” serão abertas somente pela internet. A abertura das matrículas será divulgada pela plataforma do Sesi e em perfis oficiais da secretaria municipal na internet.

“Todas as inscrições serão online. As pessoas poderão acessar o Sipaf (Sistema do Programa Atleta do Futuro) para se inscrever”, apontou.

O titular da pasta informou que, no contrato assinado entre a prefeitura e o Sesi, a parceria foi firmada com data de 1º de julho, a partir da próxima quinta-feira. A intenção era começar a receber as inscrições nessa data, no entanto, a abertura terá de ser prorrogada devido à pandemia.

Sinisgalli antecipou que, assim que os professores do DME receberem a capacitação e o Sesi autorizar, as inscrições serão abertas e, desta forma, será possível saber as demandas de cada modalidade esportiva. “É algo muito importante, pois veremos o número de alunos que iremos atender na faixa etária de 6 a 17 anos”, completou.

Titular da pasta do Governo, Luiz Paulo entende que o PAF é ferramenta importante para a formação de futuras gerações de crianças e jovens com valores do esporte.

“Agradecemos ao diretor da unidade local do Sesi, Martins, assim como a todos os envolvidos, que não mediram esforços para que esse passo fosse dado”, destacou o secretário municipal.

Rúgbi

Uma das modalidades esportivas presentes no PAF, o rúgbi será desenvolvido, a partir de parceria firmada com a CBRu (Confederação Brasileira de Rugby), inicialmente em sete unidades do Sesi-SP: Indaiatuba, Votorantim, Osasco, Jacareí, Campinas e Taubaté, além de Tatuí.

O convênio entre as entidades foi assinado na tarde de quinta-feira, 24, pelo presidente do Sesi-SP, Paulo Skaf, e pelo presidente do Conselho de Administração da CBRu, Martín Jaco, na sede da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), na avenida Paulista.

A primeira etapa do acordo prevê que os profissionais dos Departamentos de Desenvolvimento e Alto Rendimento da CBRu realizem a capacitação de aproximadamente cem profissionais de educação física e de diversas modalidades esportivas do Sesi-SP ao longo de 12 meses, além de gestores da instituição e de clubes desportivos parceiros.

O objetivo é habilitar os professores a ensinar rúgbi para iniciantes com “segurança”, a planejar, conduzir e avaliar treinamentos, gerenciar equipes e a compreender processos de captação e retenção de jogadores.