Prefeitura e Rotary realizam testes rápidos de hepatites

Testes rápidos para identificação de hepatites já aconteceram quarta-feira, no Clube Renascer (foto: AI Prefeitura)

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde e em parceria com o Rotary Club, a prefeitura realiza neste sábado, 27, testes rápidos para identificação de hepatites B e C. A ação acontece na Praça da Matriz, das 8h30 às 13h.

Os testes, que ficam prontos em poucos minutos, ocorrem em meio à campanha “Julho Amarelo”, promovida pelo Ministério da Saúde, que neste ano começou no dia 15 e termina na segunda-feira, 29.

Na ocasião, os munícipes têm a oportunidade de fazer o teste gratuitamente, além de receberem orientações e tirarem dúvidas acerca da doença.

A hepatite é considerada um grave problema de saúde pública no Brasil e em todo o mundo. Se trata de uma inflamação do fígado, que pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

As hepatites virais são doenças de notificação compulsória – ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde. Esse registro é importante para mapear os casos de hepatites no país e ajudar a traçar diretrizes para as políticas públicas no setor.

A campanha “Julho Amarelo” tem como objetivo intensificar o diagnóstico das hepatites B e C, bem como a prevenção, por meio de iniciativas de educação em saúde. Apesar de haver a intensificação no mês de julho, a campanha intensifica um trabalho feito durante todo o ano.

“Esse tipo de campanha é importante devido ao fato de o Brasil e o mundo estarem enfrentando uma epidemia silenciosa de hepatite C. Estatísticas apontam que uma em cada 12 pessoas no mundo está infectada sem saber, e por isso a mobilização faz toda a diferença”, declarou a coordenadora do Ambulatório de Infectologia, Aline Tochinski de Camargo.

De acordo com ela, todas as unidades básicas de saúde e o Ambulatório de Infectologia, por meio do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), estão realizando testes rápidos para a detecção de hepatites e ações educativas e preventivas com ênfase na prevenção da doença.

As UBSs de Tatuí realizam o atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 16h, com exceção das unidades do Santa Cruz, Congonhal e Mirandas, que atendem das 8h às 13h. Mais informações, com a equipe da Secretaria de Saúde, pelo telefone: (15) 3305-8855.

Já no Ambulatório de Infectologia, o atendimento ocorre de segunda-feira a sexta-feira, em horários que variam entre às 8h e às 16h, de acordo com o dia da semana e com a escala de atendimento em vigor. Para mais informações, contato pelo telefone: (15) 3259-1564.

Hepatite em Tatuí

De acordo com o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), de 2008 até este mês de julho de 2019, Tatuí registrou 129 casos confirmados de hepatites virais.

Eles foram divididos da seguinte maneira: 2008, com 6 casos; 2009, 12 casos; 2010, 8 casos; 2011, 6 casos; 2012, 19 casos; 2013, 13 casos; 2014, 16 casos; 2015, 8 casos; 2016, 12 casos; 2017, 15 casos; 2018, 11 casos; e 2019 (até o momento), 3 casos notificados de hepatite C.

O tratamento para hepatites virais (B e C) é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todos os pacientes portadores da doença, independentemente do grau de comprometimento hepático.

O SUS proporciona, ainda, o retratamento, oferecido aos pacientes que não obtiveram a resposta virológica sustentada em tratamentos anteriores, além da possibilidade de tratamento dos casos de hepatite C aguda, com os antivirais de ação direta.