Prefeitura divulga nova atualização do cadastro municipal da cultura

Artistas da cidade têm até o dia 30 de setembro para efetuar inscrição

4
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, divulgou atualização, nesta segunda-feira, 30, do Cadastramento Municipal da Cultura – integrante do Sistema Municipal de Indicadores Culturais (SMIC), por meio do decreto municipal 20.664, de 17 de julho de 2020. A nova versão pode ser acessada no link https://bit.ly/3j7l0VS.

De acordo com o Departamento Municipal de Cultura, o cadastro “é um elemento formador do banco de dados referente aos agentes culturais, profissionais de cultura, espaços e coletivos culturais, empresas e entidades atuantes no município”.

Rogério Vianna, diretor do Departamento Municipal de Cultura e gestor do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, explica que, atualmente, o objetivo do cadastro é atingir aqueles que ainda não fizeram a inscrição, para ampliar o banco de dados do setor cultural de Tatuí.

O cadastro é acessível à população, por meio do Departamento de Cultura, e serve para “verificar o impacto do setor no desenvolvimento da cidade, auxiliar as políticas públicas na área cultural e nos trâmites, caso essas informações sejam solicitadas pelos governos estadual e federal”.

Quem ainda não realizou o cadastro pode fazê-lo durante o mês de setembro. A próxima atualização será divulgada no dia 30. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@tatui.sp.gov.br

O CMC é composto por três categorias: profissionais da cultura, espaços culturais e coletivos culturais.

Na primeira, podem se cadastrar profissionais dos mais diversos setores, como: artistas, produtores, técnicos, figurinistas, costureiras, maquiadores, montadores de palco, logística, eletricistas, sonoplastas, entre outros, que atuem nas mais variadas áreas da produção cultural. O cadastramento deve ser feito no link: https://forms.gle/fP7oQdE9pzHpmRk26.

Na modalidade espaços culturais, podem se cadastrar: escolas de música, capoeira e artes; estúdios, companhias e escolas de dança; centros culturais, casas de cultura e centros de tradição regional; museus comunitários, centros de memória e patrimônio; livrarias, editoras e sebos.

Também entram na categoria espaços culturais empresas de diversão e produção de espetáculos; estúdios de fotografia; produtoras de cinema e audiovisual; ateliês de pintura, moda, design e artesanato; galerias de arte e artesanato; espaços de apresentação musical; espaços de literatura, poesia e literatura de cordel; entre outros espaços e atividades artísticas e culturais. O cadastro do setor deve ser feito pelo: https://forms.gle/WcXStpWckqKiPPud7.

Na categoria coletivos culturais, podem se inscrever grupos de teatro, dança, música, entre outros, que promovam atividades culturais das mais variadas manifestações artísticas. As inscrições destes grupos culturais devem ser feitas pelo link: https://forms.gle/jA8bEDt2X9UBqD4a7.

Mais informações sobre o cadastramento dos artistas podem ser obtidas pelos e-mails: cultura@tatui.sp.gov.br ou museupaulosetubal@gmail.com.