Prefeitura de Tatuí inaugura novo Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil

Unidade de saúde mental atende crianças e adolescentes de 4 a 17 anos

Novo espaço visa saúde mental de crianças e adolescentes (Foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou nesta terça-feira, 25, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS-IJ), unidade dedicada ao atendimento especializado em saúde mental para crianças e adolescentes de 4 a 17 anos, 11 meses e 29 dias.

O CAPS-IJ é voltado para o tratamento de transtornos mentais graves e persistentes, proporcionando um atendimento humanizado e individualizado, por meio do Plano Terapêutico Singular (PTS).

O plano é elaborado após o acolhimento inicial (em um sistema de portas-abertas, onde os pacientes podem ser acolhidos mediante a presença dos pais ou responsáveis), definindo as terapias específicas para cada paciente.

A equipe da nova unidade é composta por 13 profissionais, incluindo psiquiatra, clínico-geral, dois psicólogos, terapeuta ocupacional, dois assistentes sociais, enfermeira, educador físico, técnica de enfermagem, coordenador e duas escriturárias.

A cerimônia de inauguração teve a presença do prefeito de Tatuí, Miguel Lopes Cardoso Júnior; do vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Antônio Marcos de Abreu, e dos vereadores Paulo Sérgio de Almeida Martins, Micheli Vaz, Valdir de Proença e Renan Cortez.

Também compareceram na cerimônia os secretários municipais Nicolau Rodrigues dos Santos Neto Júnior (Saúde), Wilian Alexandre Nunes da Silva (Assistência e Desenvolvimento Social), Luiz Donizetti Vaz Júnior (Governo e Transportes), Valdeci Proença (Direitos Humanos, Família e Cidadania), Giovana Sousa Domingues (Fazenda, Finanças, Planejamento e Trabalho), Miguel Ângelo de Campos (Segurança Pública e Mobilidade Urbana), Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Fabiana Grechi (Serviços Públicos e Zeladoria), Danilo Floriano (Agricultura e Meio Ambiente), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer) e Marcel Soares (Obras e Infraestrutura).

Ainda marcaram presença a diretora da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), Cíntia Scaglioni, e o chefe de gabinete da prefeitura, Patrício Antunes Pereira.

O Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 17h. O espaço está situado na avenida Prof. Zilah de Aquino, 1.310, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui