Prefeitura confirma saída de Barusso ainda para este mês

306
Publicidade





O “alto escalão” da administração municipal será alterado na segunda quinzena deste mês. A Prefeitura confirmou, por meio de nota enviada na tarde de sexta-feira, 1o, o desligamento de José Luiz Barusso da pasta municipal da Saúde. O médico será substituído pelo dentista Fábio Villa Nova.

De acordo com a assessoria do Executivo, Barusso deixa o governo para “se dedicar exclusivamente à medicina”. Além de confirmar a troca no secretariado, o setor de comunicação informou que ele já iniciou processo de transição.

O médico participará de evento como último ato como titular da pasta nesta segunda-feira, 11. Na data, ele deverá inaugurar o ambulatório de curativos, construído em anexo à UBS (unidade básica de saúde) da vila Esperança.

A Prefeitura destacou que Barusso teve gestão “marcada pela reorganização da saúde”. O secretário também atuou na conclusão de obras em postos de saúde nas zonas urbana e rural e no reaparelhamento das UBSs.

Publicidade

Ainda segundo a comunicação, ele teve participação nos processos de “ampliação de médicos junto ao pronto-socorro municipal, na capacitação dos profissionais de enfermagem, aquisição de novos veículos, com destaque para três ambulâncias do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)”.

O Executivo destacou, ainda, que na gestão de Barusso, a Prefeitura ampliou as equipes do PSF (Programa Saúde da Família), realizou campanhas de saúde preventiva e entregou novas sedes e estruturas para o CEP-CAR (Centro de Estimulação Precoce e Centro de Adaptação e Reabilitação) e para a assistência farmacêutica.

Nos meses em que o médico anestesiologista atuou pela pasta, o Executivo implantou a jornada de seis horas para os profissionais de saúde. A mudança teve ampliada para servidores que atuam na assistência farmacêutica, CEP-CAR e laboratório municipal confirmada nesta semana pela Prefeitura.

“Com Barusso, Tatuí instituiu o exame do pezinho direto na maternidade objetivando 100% da cobertura aos recém-nascidos, além de ser a primeira cidade da região a oferecer testes rápidos de HIV e hepatite em todas as UBSs”, citou a assessoria.

Em nota, o secretário falou sobre a participação dele no governo municipal. “Foi uma experiência muitíssimo importante no setor administrativo. Tenho certeza que o trabalho será mantido e ampliado com qualidade”, iniciou.

Barusso ainda agradeceu ao prefeito pelo convite para ser secretário. “Sou grato pela oportunidade de servir à cidade e à população. O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, conhece a importância e as dificuldades desse setor e saberá dar o salto de qualidade que a nossa saúde precisa”, adicionou.

Ainda por meio de nota, Manu enalteceu o trabalho de Barusso e disse que o planejamento realizado será mantido. “Tatuí só tem a agradecer a esse profissional digno, íntegro e profundamente conhecedor de sua área”, afirmou.

“Se ainda temos muito a avançar e a equacionar, os avanços obtidos em tão pouco tempo são inquestionáveis e já começam a ser sentidos pela população. Vamos seguir em frente, tendo o Barusso sempre como conselheiro e como integrante desse time unido e coeso que quer uma Tatuí melhor ainda”, disse.

O novo secretário é mestre em saúde coletiva, formado pela Unicamp (Universidade de Campinas). Fábio Antônio Villa Nova é funcionário de carreira da rede pública municipal de saúde desde 1994. Atuou em diversas unidades básicas de saúde. Desde 2002, ele coordena o setor de saúde bucal.

Graduado pela PUC (Pontifícia Universidade de Campinas), Villa Nova possui diversas especializações em periodontia, implantodontia e saúde coletiva. O cirurgião dentista acumula trabalhos e publicações científicas voltadas à saúde bucal infantil, inclusive ligadas a creches, pré-escolas e unidades de ensino, e também ao levantamento epidemiológico ligado à odontologia.


Publicidade