Prefeitura anuncia criação de ‘casa’ voltada ao atendimento do servidor





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Espaço ao lado da Prefeitura poderá contar com presença de clínico geral para atender funcionários

 

A Prefeitura anunciou na tarde de ontem, quinta-feira, 14, a implantação da “Casa do Servidor”, onde estão alocados os serviços relativos ao Departamento de Recursos Humanos. O setor deixou o paço municipal e está em um imóvel localizado na avenida Cônego João Clímaco de Camargo, 240.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, o espaço está situado em frente à Câmara Municipal e tem como meta “oferecer melhor atendimento aos 3.397 funcionários públicos municipais”. “A ideia é unificar todos os serviços relativos ao departamento em um único lugar, facilitando o acesso e oferecendo novidades”, divulgou o Executivo, por meio de nota.

O prédio é citado como “mais amplo”. Conforme o setor de comunicação da Prefeitura, a expectativa é que ele tenha “uma sala exclusiva para a assistência social”.

De acordo com material enviado à imprensa, a diretora de Recursos Humanos, Fabiana Freitas, afirmou que “muitos assuntos tratados pelos funcionários são sigilosos, até mesmo delicados, e merecem atenção especial”.

“Antes, os atendimentos eram feitos no próprio balcão, sem nenhuma privacidade. As pessoas ficavam até constrangidas ao relatar algum fato pessoal ou mesmo relacionado ao trabalho”, declarou ela à assessoria do Executivo.

O Sesmet (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), responsável pelos exames de admissão e demissão também funcionará integrado à Casa do Servidor. Segundo a Prefeitura, toda a estrutura da rua 13 de Fevereiro já havia sido transferida para o novo endereço.

A assessoria de comunicação também citou no texto que prédio, “que era locado e mesmo assim não comportava todos os serviços oferecidos”, foi devolvido.

Os atestados médicos também passam a ser expedidos exclusivamente no espaço. De acordo com a comunicação da Prefeitura, a mudança deverá “garantir maior praticidade e conferir credibilidade nos exames relativos à dispensa das atividades”.

A partir do ano que vem, a Casa do Servidor passará a ter um clínico geral de plantão. O médico atenderá os servidores nos períodos da manhã e da tarde.

“Se o nosso colaborador não estiver se sentindo bem para trabalhar ou passar mal durante o trabalho, não precisa ir ao pronto-socorro. Ele vai receber atendimento em uma sala que já está montada exclusivamente para saúde”, declarou por meio da assessoria o secretário municipal de Administração, Marcos Rogério de Campos Camargo, o Marcos Quadra.

Conforme ele, caso seja necessário, o médico encaminhará o servidor para um especialista. Também se precisar de medicamento, deverá sair com uma receita.

“Neste caso, o paciente será orientado a procurar uma unidade básica de saúde para retirar o remédio – tudo gratuitamente”, afirmou o secretário, via assessoria.

O prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse por meio da comunicação que o objetivo primordial é mostrar ao servidor a importância dele para a administração. Afirmou, ainda, que o espaço visa “cuidar não somente da parte burocrática, mas do bem-estar do servidor”.

“A melhoria desse setor foi um dos itens abordados em nosso plano de governo. Lá, dizíamos que iríamos humanizar o RH, e é justamente o que estamos fazendo no dia a dia”, declarou o prefeito no material enviado a O Progresso.

A Prefeitura informou que o atendimento relativo aos recursos humanos já está disponível desde o 11. A inauguração oficial deverá acontecer no início de dezembro.