Prefeitura anuncia 3 novos caminhões para coleta de lixo e ‘ação’

350
Publicidade





AC Prefeitura / Evandro Ananias

Caminhões adesivados já estão sendo utilizados desde início do mês

 

Na manhã de ontem, terça-feira, 8, a Prefeitura anunciou a incorporação de três novos caminhões ao serviço de coleta de lixo domiciliar orgânico. Os veículos começaram a ser utilizados desde a semana passada e apresentados à população com base em campanha alusiva à Copa do Mundo.

Considerada inédita pela administração, a ação é fruto de parceria com a Proposta Engenharia Ambiental. Responsável pela coleta de lixo, a empresa adquiriu três novos caminhões, com investimento superior a R$ 1 milhão.

Publicidade

De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, os veículos foram envelopados com imagens alusivas ao Mundial promovido pela Fifa (Federação Internacional de Futebol), sediado no Brasil. A campanha traz como modelos fotográficos, garis e coletores que trabalham no serviço no município.

“A ideia é envolver a população numa ampla ação em favor da cidade”, explicou o setor de comunicação em nota enviada à imprensa. Conforme a assessoria, o objetivo é que a população “amplie sua consciência e coloque seu lixo exclusivamente no dia e horário certos de coleta” – que variam conforme os bairros.

Diversas frases fazem parte da peça publicitária. Em geral, elas buscam sensibilizar os munícipes a respeito da colaboração para que o serviço seja realizado sem problemas. São exemplos de frases aplicadas na ação: “Tatuí ganha de goleada quando você coloca o lixo no dia e na hora certa” e “Quem torce pelo Brasil tem que jogar a favor da cidade. Lixo só no dia e na hora certa”.

A campanha será concluída nos próximos dias com a distribuição, casa a casa, de panfletos informativos. O material trará informações como agenda de coleta em cada bairro e dicas sobre descarte correto de pilhas, baterias e celulares.

Também ganham espaço, orientações sobre descarte de óleo de cozinha, pneus e lixo eletrônico, como rádios, TVs e computadores; lâmpadas fluorescentes, animais mortos, além do “cata-treco” que realiza agendamento para recolhimentos de móveis, tábuas, latas, caixas e brinquedos.

Em nota, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, disse que o trabalho será mantido ao longo de todo ano. “Em ano de Copa do Mundo, todos se unem pelo país e pelo futebol. Mas, há uma vitória ainda mais importante com a qual toda população ganha de verdade: a conquista de uma cidade melhor”, iniciou.

Segundo ele, a limpeza pública é “um item fundamental para a qualidade de vida”. Manu declarou que a Prefeitura e a Proposta Engenharia Ambiental estão fazendo a parte delas. Citou, como exemplo do comprometimento, a compra dos três novos caminhões e ampliação do horário de coleta.

Por fim, o prefeito disse que “as equipes de profissionais (garis e coletores que dedicam sua vida a cuidar da cidade) merecem mais que torcida, merecem apoio incondicional”. “Chegou a hora de toda população também entrar em campo. Independentemente do resultado da nossa seleção de futebol queremos sensibilizar nossa população sobre esse tema tão importante”, concluiu.

Citadas como “estrelas da campanha”, os profissionais que atuam na coleta de lixo doméstico orgânico afirmaram por meio de assessoria da Prefeitura que estão “satisfeitas pelo reconhecimento e pela nova oportunidade”. Ainda conforme o setor, os garis e coletores que participaram da ação tiveram “um dia especial”.

A Prefeitura informou que os funcionários participaram de uma sessão de maquiagem, corte de cabelo e penteado. Depois, seguiram para uma sessão de fotos.

A concepção da campanha é do Departamento de Comunicação e Gestão Estratégica e da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura. A Proposta Ambiental também participou da elaboração da iniciativa.

Segundo a Prefeitura, nos próximos dias, outro caminhão será entregue pela Prefeitura. Desta vez, o veículo beneficiará a Cooperativa de Reciclagem de Tatuí, que “vem sofrendo com a falta de veículos para coleta”. O caminhão a ser repassado é um veículo que está sendo recuperado.


Publicidade