Anna Lara Rodrigues
Priscila Flor faz ação no dia 1º
Doar poesias como forma de incentivar o gosto pela literatura. Este é o mote do “Poemadado”, evento promovido pela segunda vez por Priscila Flor. A intervenção urbana será realizada a partir das 14h do dia 1º de março, na Praça da Matriz.
O projeto é baseado no trabalho denominado “Poesia na Faixa”, realizado em São Paulo pelos “Poetas do Tietê”. Priscila conheceu a experiência quando participou de um sarau na Lapa, na capital, e resolveu “trazer a proposta para cá”. Adaptou o projeto e realizou-o, pela primeira vez, em dezembro de 2013.
A participação no “Poemadado” é livre. Segundo a idealizadora, o interessado deve levar poesias impressas ou manuscritas, dobradas no estilo “biscoitinho da sorte”. Elas podem ser autorais ou não. Priscila, por exemplo, entregará escritas dela e de poetas como Pablo Neruda e Cecília Meireles.
No ano passado, ela realizou intervenção na praça e em semáforos próximos. “Foi uma experiência incrível”, descreveu. A organizadora disse que o formato ainda chama a atenção do público. “As pessoas ficam assustadas, não entendem, e perguntam várias vezes se é de graça”, recordou.
Priscila disse que repetirá o projeto porque teve boa receptividade do público na primeira edição, ano passado. Segundo ela, apesar do receio, as pessoas gostaram da ideia. “De certo modo, creio que a poesia deve tocar algo profundo em cada pessoa que a recebe”.
Para o segundo “Poemadado”, ela comentou que resolveu fazer a intervenção somente na praça por conta do tempo. “Era preciso ficar atento ao sinal, então, para não ter problema, o projeto será somente na Matriz”.
Quem desejar participar deve confirmar presença na página do evento: www.facebook.com/events/450161161779031. É preciso ter acesso a rede social (Facebook).