A reforma do Cordão dos Bichos está chegando ao fim, e a cidade poderá prestigiar o grupo no Carnaval de 2014. Domingo, 2, e terça-feira, 4 de março, as apresentações acontecerão durante o desfile de rua. Já na segunda-feira, 1o, o grupo estará no Clube de Campo.
Os bonecos precisam ser restaurados ao final de cada período festivo, pois, como são feitos basicamente de arame, papel, cola e tinta, estragam facilmente.
Pedro da Silva, presidente do Cordão dos Bichos, lembra que os bonecos são feitos com materiais quase 100% reciclados e que o papel utilizado é de saco de cimento, porque é mais resistente e aguenta mais tempo nas apresentações.
A restauração compreende destacar os papéis que descolam nas exibições, passar tinta, esperar secar e novamente pinta. A estrutura não é mexida, somente são feitos reparos para melhorias.
O Cordão dos Bichos existe, oficialmente, desde 1928, quando funcionários de uma fábrica decidiram produzir “bichos” para o desfile de Carnaval.
Depois desse ano, os bonecos só aumentaram, chegando a 76 peças. Mas, devido a problemas, como incêndio e desgaste com o passar do tempo, atualmente são 35 figuras, que animam o Carnaval e eventos festivos.
Silva garante que, no desfile, não vão faltar marchinhas antigas e que “a população pode esperar o Cordão dos Bichos alegrando e encantando a todos”.
“As crianças podem esperar muita diversão e os mais velhos, com certeza, vão relembrar os tempos antigos”, finalizou.