Pontos MIS oferece oficina de direção de cinema na cidade

1386

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” realizará na sexta-feira, 18, às 19h, a “Oficina de Direção Cinematográfica Artística”, ação colaborativa entre a Prefeitura, o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o governo do Estado de São Paulo. A aula será ministrada por Luan Cardoso.

A oficina oferecerá 20 vagas. Para participar, os interessados devem ter mais de 14 anos e se inscrever das 9h às 17h, no museu, à praça Manoel Guedes, 98. Mais informações pelo telefone: (15) 3251-4969.

A oficina tem como objetivo a formação em direção cinematográfica artística para jovens “amantes da sétima arte”. Também pretende proporcionar, além da noção de como funciona a máquina cinematográfica, a formação do “espectador que interpreta as inúmeras camadas que constituem um filme”.

As aulas guiarão o participante através de todas as etapas de produção cinematográfica, da direção ao roteiro, da sinopse aos equipamentos necessários para realização de filmes.

A proposta é inserir os participantes do projeto em um ambiente propício à investigação do cinema através da apropriação da linguagem, diferente de uma aula distanciada do ‘aluno’, partindo das experiências para amadurecer a interpretação do cinema e desenvolver a produção de materiais cinematográficos”.

A oficina passará a noção de comunicação que o cinema estabelece e ensinará a entender como funcionam “coisas tão vitais”, como a utilização de lentes, entre outras. “Uma aula enérgica, bastante teórica, mas com muitas aplicações práticas”, ressalta a divulgação do evento.

Luan Cardoso é o responsável pela criação do coletivo de cinema Quixó Produções, fundado em 2010. Desde lá, já realizou mais de 20 trabalhos como diretor de fotografia.

Dirigiu e fotografou 12 curtas, oito clipes musicais, um documentário sobre o Cinema Belas Artes, “Cine Belas Artes, Consolação, 2423”, que foi selecionado para o festival de Cuba, e realizou a produção e direção geral do média colaborativo “Críticos Momentos”.

Como escritor, Luan tem duas publicações infantojuvenis e uma coluna quinzenal sobre cinema no site “Cine Alerta”, vinculado à MTV.

A equipe da “Quixó” foi beneficiada com o edital do programa VAI, da Prefeitura de São Paulo, em 2014, 2015 e 2017. Realizou o curta “Identidades”, obra de suspense psicológico, que envolve diversos personagens e uma infinidade de técnicos e colaboradores, também, contemplado com o edital da prefeitura paulistana em 2015.