‘Pontos MIS’ debate paralelos entre teatro e cinema em oficina

9
Vanise Carneiro, que vem ministrando oficinas de atuação (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O projeto Pontos MIS, do Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), realizará a oficina online “Cinema x Teatro – Paralelos entre as Linguagens e suas Implicações no Trabalho do Ator”, com Vanise Carneiro, informa a prefeitura de Tatuí, por meio do Museu Histórico “Paulo Setúbal”.

A atividade, destinada a maiores de 14 anos, ocorrerá nestes dias 25, 27 e 29, das 19h às 21h, sendo necessário realizar inscrição pelo link https://bit.ly/3aSQ9H8 para acompanhá-la no aplicativo Zoom. O participante receberá certificação ao fim da oficina.

Traçando paralelos entre o cinema e o teatro, “a oficina enfocará de que forma suas particularidades interferem diretamente no trabalho do ator, por meio de análise da presença dele – corpo/imagem, no cinema e no teatro”.

Serão abordadas questões técnicas e estéticas, diferenças e semelhanças e a maneira como se dá a comunicação na relação ator/câmera/espectador.

Além disso, a oficina tem objetivo de traçar um panorama sobre o trabalho do ator nas linguagens do audiovisual e do teatro, expondo aspectos técnicos, conceituais e estéticos; estimular a reflexão sobre os temas e contribuir para o conhecimento sobre a linguagem audiovisual e suas especificidades; e fomentar o gosto pela arte e a formação de público.

Vanise Carneiro

Atriz, diretora, educadora, preparadora de elenco e pesquisadora em cinema, natural de Santa Maria (RS), Vanise cursou bacharelado em artes cênicas pela UFRGS.

Atuou em diversos espetáculos teatrais, curtas e longas-metragens e, também, em minisséries de TV. Por sua atuação em cinema e teatro, recebeu diversos prêmios, entre eles, Prêmio Açorianos e Prêmio “José Lewgoy”, de melhor atriz.

Foi, também, premiada nos Festivais de Cinema de Gramado, de Brasília, do Ceará e de São Luís do Maranhão. Desenvolveu a pesquisa “Atuação para Cinema – O Trabalho do Ator da Preparação à Filmagem”, com bolsa de pesquisa do Fundo Municipal de Apoio à Arte de Porto Alegre.

Nos últimos anos, vem ministrando oficinas de atuação e desenvolvendo o trabalho de preparação de elenco, com atores e não atores, para cinema.

Em 2020, recebeu o Prêmio “Rota/Cabíria”, de melhor protagonista feminina, por seu primeiro roteiro de curta-metragem no “V Rota Festival”, de roteiro audiovisual.