Ponto MIS traz para cidade animação nacional e drama





Dois trabalhos distintos e que prometem envolver o público. Essa é a proposta do “programa 12” trazido ao município pelo MIS (Museu da Imagem e do Som). A iniciativa acontece ao longo deste mês, em parceria com a Prefeitura.

Em junho, o projeto denominado de “Ponto MIS” exibe na cidade o curta-metragem “O Céu no Andar de Baixo” e o filme “Frances Ha”. A primeira produção é nacional, tem 15 minutos de duração e classificação livre. A segunda, é um drama norte-americano recomendado para pessoas acima de 14 anos.

“O Céu no Andar de Baixo” tem direção de Leonardo Cata Preta. A animação tem 15 minutos de duração e conta a história de Francisco, que, desde os 12 anos de idade, faz fotografias de céu. Certo dia, algo diferente aparece em uma de suas imagens captadas pelo personagem, o que mudará a sua rotina.

Produzida no Estado de Minas Gerais entre dezembro de 2008 e novembro de 2010, a animação é fruto de um projeto que durou dois anos, a contar da concepção do roteiro. O curta é produzido com técnicas digitais de animação 2D (duas dimensões).

O trabalho recebeu verba oriunda do edital “Filme em Minas”, da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais. Ele é dirigido e produzido por Leonardo Cata Preta, formado em desenho e cinema de animação pela EBA (Escola de Belas Artes), da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

A obra “Frances Ha” tem direção de Noah Baumbach e duração de 82 minutos. Formam o elenco, os atores: Greta Gerwig, Mickey Sumner e Adam Driver. O filme será exibido em inglês, com legendas em português e é uma mistura de dois gêneros: o drama e a comédia. Tem indicação para maiores de 14 anos.

No longa-metragem, Frances é uma ambiciosa aprendiz. Ela atua numa companhia de dança e tem que se contentar com muito menos sucesso e reconhecimento do que gostaria. Mesmo assim, a personagem encara a vida de maneira leve e otimista.

O enredo torna-se uma fábula moderna, que explora temas como a juventude, amor e amizade. A história começa quando a personagem completa 27 anos. Ela vai para Nova Iorque absolutamente determinada a realizar o seu sonho mais antigo: tornar-se bailarina numa importante companhia de dança.

O público pode conferir os trabalhos de terça-feira a domingo em dois horários. As sessões acontecem às 9h e às 14h, na praça Manoel Guedes (Museu), 98. Grupos de estudantes ou atendidos por instituições devem agendar visitação monitorada. O telefone para contato e reservas é o 3251-6586.