Polo da Univesp é inaugurado na cidade

952
Autoridades participam da solenidade de inauguração da Univesp Tatuí (foto: Gabriel Guerra)
Publicidade

Em cerimônia oficial, representantes da Prefeitura, da Câmara Municipal e da Fatec (Faculdade de Tecnologia) realizaram, na sexta-feira, 23, o descerramento da placa e a inauguração do polo da Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) em Tatuí.

O evento ocorreu na Fatec, sede da Univesp na cidade, e teve a participação do deputado Chico Sardelli (PV); da prefeita Maria José Vieira de Camargo; do professor Anderson Luiz de Souza, vice-diretor da Fatec; Williams Vieira Sales, coordenador do polo da Univesp em Tatuí; João Éder Alves Miguel (PV), vereador; e dos secretários municipais Marisa Aparecida Mendes (Educação) e Renato Pereira de Camargo (Negócios Jurídicos).

Durante o pronunciamento, a prefeita Maria José agradeceu o auxílio de Sardelli e da bancada do Partido Verde (PV), na Câmara, que viabilizaram a vinda da Univesp à cidade.

“Com certeza, ao longo dos próximos anos, vamos ampliar o atendimento e levar aos nossos jovens mais oportunidades de educação superior com qualidade”, declarou.

Sardelli destacou que a parceria com a Prefeitura foi fundamental para a instalação do polo e salientou a importância de oferecer vagas gratuitas e de qualidade à população que não pode pagar pelo ensino superior.

Publicidade

“Uma oportunidade de poder mudar a vida daqueles que terão a chance de cursar a faculdade. Hoje, os valores estão invertidos: se faz festa para inaugurar um presídio ou penitenciária; nós devemos mesmo é fazer festa ao inaugurar uma escola, uma universidade ou um hospital”, falou o deputado, que teve indicação ao título de cidadão tatuiano aprovada na semana passada.

Representando a Câmara, Miguel disse se orgulhar da atual legislatura, que, segundo ele, “tem enfrentado às dificuldades com afinco e vontade de transformar a cidade”.

“Esse governo se caracteriza pelo teor humano com que trata as pessoas. Em várias frentes, tem atuado na formação de pessoas, com maiores oportunidades, e a Univesp é um exemplo muito grande disso”, completou o vereador.

A faculdade virtual realizará cursos superiores gratuitos, no sistema educação à distância (EAD), em pedagogia, engenharia da computação, engenharia de produção e gestão pública. No dia 27 de fevereiro, ocorreu a aula inaugural dos cursos e a apresentação do ambiente utilizado pelos alunos.

O coordenador do polo de Tatuí explica que, apesar de ser uma universidade com sistema de ensino EAD, houve a exigência de um profissional envolvido com a área da educação para intermediar as relações entre os alunos e a Univesp.

“O nosso público ainda não está preparado para toda essa virtualidade. Ainda exige essa presença que intermedeie essas relações. Todos os cursos têm um dia específico em que o aluno tem um encontro presencial para o desenvolvimento de atividades agendadas. Os dias de provas e eventual exame também são presenciais”, informou Sales.

No primeiro semestre de 2018, a Univesp conta com mais de 20 mil alunos, que ingressaram nos 243 polos em todo o Estado. Em Tatuí, 197 alunos foram matriculados nos quatro cursos oferecidos.

“O perfil do nosso aluno ainda é de muita dificuldade em relação ao ensino à distância. É algo novo e que ainda faz confusão como sinônimo de facilidade, e isso não existe. O aluno tem que estar preparado e disciplinado para um estudo dessa maneira”, concluiu o coordenador.

A partir de agora, o prédio que abriga as 360 vagas da Fatec contará, ainda, com os 197 alunos da Univesp. O vice-diretor da Faculdade de Tecnologia argumentou que a parceria entre as universidades é uma ótima oportunidade para a população.

Público acompanha cerimônia e discurso das autoridades (foto: Gabriel Guerra)

“Hoje, nós nos orgulhamos de sermos uma das Fatecs de referência em todas as que existem em nosso Estado. Temos a certeza de que, com a infraestrutura, pessoas e a vontade necessária, podemos fazer do polo da Univesp em Tatuí uma referência em todas as que existem em São Paulo”, falou Souza.

A universidade é uma fundação mantida pelo governo do Estado, vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, e credenciada pelo Conselho Estadual de Educação e pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura).

Considerada a quarta maior universidade estadual, mantém parcerias com as principais entidades de ensino público, como USP, Unesp, Unicamp e o Centro Paula Souza. Em Tatuí, a Univesp conta com a colaboração da Prefeitura, que ofereceu 50 computadores completos, à disposição dos alunos.

“A inauguração do polo Univesp sedimenta uma sinergia que já existe entre a Fatec e a Prefeitura. Isso já começou há dez anos. Conseguimos atingir esse nível de excelência graças ao apoio do Executivo”, completou Souza.

Também fazendo uso da palavra, a secretária municipal da Educação disse que a interação entre o governo do Estado, Fatec e Prefeitura garantiu grandes oportunidades para o ensino superior na cidade.

“Eu sempre ficava incomodada de ver que a nossa região não dispunha de uma universidade pública, mas, graças ao prefeito Gonzaga, em sua primeira gestão, e à nossa prefeita, dispomos agora de duas universidades públicas”, ressaltou a secretária.

Marisa ainda evidenciou a importância da democratização do ensino universitário, dando oportunidade a quem não tem condições de se dedicar exclusivamente à formação acadêmica.

Após breve visita pelo prédio e à sala que abrigará o laboratório da Universidade Virtual na Fatec, as autoridades realizaram o ato oficial de descerramento da placa que tornou oficial a Univesp em Tatuí.

Publicidade