Poder Legislativo define lideranças partidárias e comissões permanentes

Da reportagem

As lideranças partidárias e as comissões permanentes para o primeiro biênio da 18ª legislatura foram definidas na noite de segunda-feira, 1º, na Câmara Municipal, na primeira sessão ordinária de 2021.

Novo líder da prefeita, o vereador Márcio Antonio de Camargo também é o líder do PSDB (Partido da Social Democracia Brasileiro). O MDB (Movimento Democrático Brasileiro) tem Renan Cortez como líder, e João Eder Alves Miguel, como vice-líder do partido.

O PP (Partido Progressista) é representado pelo líder Fábio Antonio Villa Nova e a vice-líder Micheli Cristina Tosta Gibin Vaz. Já o partido Podemos tem a liderança de Valdir de Proença e a vice-liderança da parlamentar Gabriela Xavier Mendes Coito.

As lideranças dos partidos Cidadania, PSL (Partido Social Liberal) e PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) pertencem, respectivamente, aos vereadores João Francisco de Lima Filho, Cláudio dos Santos e Paulo Sérgio de Almeida Martins.

Ainda foram confirmados os vereadores líderes de outros três partidos. O PSD (Partido Social Democrático) será liderado por Jairo Martins, enquanto o Republicanos fica sob a responsabilidade de José Eduardo Morais Perbelini, e o PT (Partido dos Trabalhadores)será comandado por Eduardo Dade Sallum.

Durante a reunião, os vereadores determinaram a composição de cada uma das seis comissões. No entanto, o presidente da Câmara Municipal, Antonio Marcos de Abreu (PSDB), deu prazo de 48 horas para a definição dos dirigentes.

A reportagem de O Progresso apurou que, até o final da tarde desta terça-feira, 2, somente dois comitês haviam definido os respectivos presidentes.

Até então, havia a confirmação de que a Comissão de Política Urbana e Meio Ambiente indicara Micheli como presidente e Gabriela e Débora Cristina Machado de Camargo (PSDB), como membros.

Já a Comissão de Saúde, Educação, Cultura, Esporte, Promoção Social e Trabalho será presidida por Maurício Couto (PSDB), possuindo os parlamentares Sallum e Martins como integrantes.

Os vereadores Miguel, Villa Nova e Cíntia Yamamoto Soares (PSDB) formem a Comissão de Justiça e Redação. A Comissão de Finanças e Orçamento é composta por Camargo, Cortez e Proença.

Santos, Almeida Martins e Lima Filho são os integrantes da Comissão de Obras e Administração Pública. Já a Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor e Serviços Públicos tem Perbelini, Santos e Cortez como membros.

Após a discussão e votação das matérias apresentadas na pauta da sessão ordinária (reportagem na próxima edição), Abreu convidou as quatro vereadoras para realizarem sorteio da ordem de denominações de ruas, avenidas, pontes, praças e prédios públicos, válido pelos quatro anos do mandato.

O sorteio, promovido na mesa diretora, determinou a seguinte ordem: Micheli, Miguel, Lima Filho, Débora, Perbelini, Santos, Couto, Cíntia, Cortez, Villa Nova, Gabriela, Sallum, Proença, Abreu, Camargo, Almeida Martins e Jairo Martins.

De acordo com a assessoria de Abreu, o Poder Executivo enviará à Câmara Municipal a relação de vias, logradouros, praças, pontes e prédios públicos do município a serem denominados.

Na sequência, será feita a distribuição aos vereadores, para que indiquem os patronos, conforme a ordem do sorteio, antes de ser votado em plenário.

Antes do término da reunião parlamentar, a mesa diretoria anunciou a liberação de atendimento ao público no período da tarde. Desta forma, cada vereador poderá atender, no respectivo gabinete, uma pessoa por hora, das 12h às 18h, desde que comunicado com antecedência.

Desde março do ano passado, o acesso às dependências da Casa de Leis era permitido somente a vereadores, assessores e servidores, bem como prestadores de serviço em contrato com a Câmara, representantes de entidades ou órgãos públicos e profissionais de veículos de imprensa.

“O local ideal para ser feito o atendimento é na Casa de Leis. Nós temos outros meios, como o WhatsApp, Facebook e e-mails, mas acho que a presença das pessoas é muito importante aqui dentro”, afirmou Abreu.

“Decidimos fazer a abertura tomando todas as precauções possíveis, como o uso de máscaras de proteção, álcool em gel e distanciamento”, completou.

Contudo, as reuniões entre os parlamentares continuam sem a presença de público no plenário. As sessões podem ser acompanhadas pela TV Câmara, acessando-se o site oficial do Poder Legislativo, pelo link: www.camaratatui.sp.gov.br.