Pinheirão é aceso novamente pelo Clube dos 17 assim como em 1956

(foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Uma tradição tatuiana iniciada em 1956 teve continuidade na noite de quarta-feira, 18, com a inauguração das luzes natalinas no “Pinheirão”, em meio à reabertura da Praça da Santa. Como aconteceu na primeira vez, as luzes foram acesas por integrantes do Clube dos 17.

A cerimônia reuniu autoridades municipais e contou com apresentação Banda Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, regida pelo maestro José Antônio Pereira, com repertório de canções natalinas.

Após contagem regressiva, Atala Salomão Schiara, Cláudio Del Fiol, José Vidal Cleto, Odil Euclides Antunes, Pedro Alcantara Kalume, Hélio Holtz de Paula e a prefeita Maria José Vieira de Camargo encarregaram-se de acionar o dispositivo da iluminação do Pinheirão.

Conforme divulgado durante o evento, pela primeira vez na história, a árvore foi enfeitada com lâmpadas de LED. São cerca de 40 cordas no entorno da árvore, totalizando mais de 1.300 lâmpadas.

A O Progresso, Odil Euclides Antunes, 84, contou que, em 1956, o Clube dos 17, do qual fazia parte, realizou pela primeira vez o acendimento do pinheiro para comemorar o Natal. Desde então, a Praça da Santa se tornou ponto turístico e o “Pinheirão”, um dos símbolos da cidade.

“Nós fazíamos parte de um clube, o Clube dos 17, que era formado por jovens. E surgiu a ideia de aproveitarmos a árvore do jardim para iluminarmos o Natal. Pegamos a proposta e saímos em busca do material”, contou Antunes.

O clube foi fundado com 17 integrantes, mas chegou a ter mais de 30. Todos, na época, participaram da confecção, mas Antunes subir na árvore, com mais alguns amigos, para estender os festões natalinos.

O pinheiro chegou a ter 35 metros, mas, na década de 80, um raio atingiu a árvore e uma parte de copa acabou caindo. Apesar disso, a tradição de enfeitar a árvore com luzes é mantida há 63 anos.

“Agora, o pinheiro sofreu um problema e não é mais tão alto, porém, eu subia na árvore, quando ela tinha 35 metros. Colocávamos um festão, um cabo de luz elétrica por metro. Cada festão tinha 33 lâmpadas. Então, eram quase mil lâmpadas para enfeitar o pinheiro, e ficou muito lindo”, mencionou Antunes.

Ele ressalta que, no primeiro ano, o clube não tinha recursos e, para iluminar a árvore, os membros saiam pelas ruas pedir ajuda ao povo, para que as pessoas doassem lâmpadas. “Depois, a gente começou a fazer um jornalzinho, e pegamos o dinheiro da venda do jornal para comprar material”, acrescentou.

Conforme o integrante, o grupo enfeitou a árvore por três anos consecutivos (1956, 1957 e 1958). Depois, os integrantes foram se separando e os enfeites ficaram por conta da prefeitura, que se incumbiu de continuar o projeto.

Integrantes do extinto Clube dos 17 participam de ato de acendimento do Pinheirão (foto: Diléa Silva)

“Hoje, sinto uma saudade muito grande daquele tempo. Foi muito bom, tivemos uma ideia boa, todos os amigos se reuniram e iluminamos a árvore, que ficou até hoje como símbolo da cidade, sendo a maior árvore de Natal daquela época, iluminada por um grupo de jovens”, acentuou.

Antunes revelou sentir orgulho ao ver que a iniciativa, lançada pelo grupo, mantém-se até a atualidade. “Sempre fico muito feliz quando vejo o ‘Pinheirão’ enfeitado para o Natal. Fizemos a decoração uma vez, de forma despretensiosa, e jamais esperávamos que isso se tornaria uma tradição”, confessou.

O secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, lembrou que, no período que antecede o Natal, a Praça da Santa oferece uma série de atrativos com foco nas celebrações e no turismo.

Sinisgalli defendeu a importância das ações natalinas para impulsionar o fluxo turístico e as vendas do comércio local desde a inauguração da Casa do Papai Noel, que continua aberta até segunda-feira, 23, das 19h às 22h, com a presença do “bom velhinho”.

“Já estávamos com uma programação festiva muito rica neste ano, mas hoje, com a abertura desta praça, acredito que nós, literalmente, acendemos o Natal de Tatuí”, disse o secretário.

“É aquela história: quem disse que não ia ter o Pinheirão de Natal de 2019 se decepcionou. Aí está a resposta para muitos que criticavam ou que não acreditam no trabalho da nossa equipe”, acrescentou.

O Pinheirão e a Casa do Papai Noel, ambos na praça Martinho Guedes, a Praça da Santa, fazem parte das atrações do “Tatuí Natal Encantado 2019”. A programação teve início no dia 30 de novembro, com a abertura da “Casa”, e segue até o dia 23, contando com atrações musicais na Praça da Matriz.

O “Natal Musical” já recebeu diversos grupos no palco da praça central, e, neste sábado, 21, ainda como parte da programação, acontecem duas apresentações: às 11h, com a Banda Carlos Gomes, de Cesário Lange, e às 20h, com a Banda Infantil do Conservatório de Tatuí.

No domingo, 22, às 20h, ocorre a apresentação dos corais das igrejas Presbiteriana de Tatuí e Presbiteriana Bela Vista e, na segunda-feira, 23, às 20h, o sorteio de prêmios da campanha “Natal Premiado”, promovido pela ACE (Associação Comercial e Empresarial) de Tatuí, seguido do encerramento do “Natal Musical”, com apresentação do Grupo Seresteiros com Ternura.