A 26ª edição do Rally dos Sertões terminou no sábado passado, 25 de agosto, com o piloto tatuiano Edu Piano e o navegador Solon Mendes no lugar mais alto do pódio da categoria “Over 45”, na modalidade UTV (utility task vehicle, ou veículo utilitário multitarefas).
Além do título, conquistado entre 46 concorrentes, a dupla, que esteve a bordo do veículo Can-Am Maverick X30, ainda alcançou a quarta posição geral na competição.
Piano é um dos recordistas da disputa, participou do grid pela 23ª vez consecutiva e, ainda, é o único que conquistou oito títulos do Rally dos Sertões, sendo sete deles junto com Mendes.
A vitória na modalidade é inédita para a dupla, que, antes, concorria com veículos pesados. Esta foi a terceira disputa deles entre os UTVs, a qual contou com alguns imprevistos.
“Este título representa muito para nós, que entramos na modalidade há três anos. Espero que seja o primeiro de outros nos UTVs”, disse o piloto de Tatuí.
“Nos cinco primeiros dias, tivemos problemas e, nos dois últimos, passamos sem o intercomunicador, falando somente por meio de mímica”, expôs Piano.
Mendes, que reside no Ceará, estava sem competir um período e mostrou-se contente pela conquista do “Over 45”.
“O importante é que subimos no lugar mais alto do pódio e as dificuldades já ficaram para trás. Estou há um ano sem participar do rali e muito feliz por retornar com essa vitória”, disse o navegador.
A Território Motorsport participou desta edição com mais duas duplas: Rodrigo Luppi e Fausto Dallape, que terminaram em 20º, na Pró Turbo; e Augusto Montani e Gabriel Dall Agnol, estreantes no grid, que ficaram com a 7ª colocação na Pró Turbo e 11º na geral.
Luppi fez questão de elogiar a equipe, vislumbrando participar de novas competições no ano seguinte.
“Foi tudo ótimo. A equipe Território Motorsport é maravilhosa, tem um alto padrão. Não tivemos problema nenhum de falta de mecânico ou de peça. E já estamos pensando no projeto 2019”, comentou.
Já Montani diz ter sido “uma experiência muito boa” participar pela primeira vez do evento e que o resultado foi melhor que o esperado. “Viemos com o objetivo de ficar entre os 15 ou 20 mais rápidos dos UTVs. Terminamos em 11º, resultado que nos deixa felizes em nosso primeiro ‘Sertões’, e, é claro, ano que vem estaremos de volta”, declarou.
Com estrutura de equipamentos e carros de apoio para enfrentar todo o roteiro e fazer com que as três duplas da equipe chegassem bem até Fortaleza, Piano disse que novos projetos estão por vir.
“Trouxemos peças para montar mais três UTVs nesta edição. Para o ano vem, estaremos com uma estrutura maior ainda e apresentaremos novidades nos UTVs. O objetivo é que todos da equipe briguem para estar entre os cinco primeiros em 2019”, assegurou Piano.
A tradicional competição, que faz parte do calendário nacional de Rally Cross Country, contou com ato promocional no sábado, 18, e foi iniciada no domingo, 19, com a largada em Goiânia, rumo à cidade de Formosa.
Além de Goiás, os pilotos passaram pelos estados da Bahia, Piauí e Ceará, para percorrer os 3.607 quilômetros previstos.
A Território Motorsport, sediada em Tatuí, é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e é chefiada por Piano. Durante 12 temporadas, até 2014, a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões e conquistou oito títulos.
Entre 2011 e 2014, a equipe oficial da Troller Racing também foi representada pela Território Motorsport, sagrando-se bicampeã da prova na “Production T2”. A partir de 2016, Piano passou a competir e a preparar UTVs.