Piloto de Tatuí começa busca pelo ‘bi’ do Rally dos Sertões

No Sertões 2018, Piano e Mendes faturaram o título da UTVs Over 45 (foto: Marcelo Machado/Fotop)

Oito vezes campeão em três categorias, o piloto residente em Tatuí Edu Piano inicia neste final de semana, em Campo Grande (MS), a 24ª participação no Rally dos Sertões.

Ao lado do navegador Solon Mendes, Piano começa a busca pelo bicampeonato da categoria UTVs “Over 45”, naquele que é considerado “o maior rali das Américas”. Em 2018, além do título da categoria, eles formaram a quarta dupla mais rápida do grid.

Piano e Mendes competem juntos deste 2007, conquistando sete títulos no Rally dos Sertões, sendo seis nos caminhões e um nos UTVs.

Único competidor de Tatuí no grid, Piano tem um título a mais que Mendes, pois foi campeão na geral dos carros em 2005, com o navegador Rogério Almeida. A partir deste sábado, o piloto acelera, pela primeira vez, o novo modelo Can-Am Maverick X3.

“Vamos estrear o novo UTV, e estou muito animado para esta edição. Ela promete um roteiro bem ‘raiz’, como antigamente, e, mais uma vez, acompanhado do meu amigo Mendes. Não vejo a hora de acelerar”, afirmou Piano, pela assessoria de imprensa dele.

Já o navegador completa, em 2019, a 21ª participação no rali. “Lembro da minha estreia nos UTVs de 2016. Estava receoso, mas logo gostei e, hoje, não troco por moto, carro ou caminhão!”, revelou.

“Eu e Piano nos aprimoramos, e nossa sintonia só melhora. Neste ano, já andamos no ‘RN1500’ e no ‘Rally Jalapão’, e temos tudo para brigar pelo bicampeonato e por uma boa colocação na geral”, completou Mendes.

O desafio da 27ª edição do Rally dos Sertões é o de cruzar seis estados em oito dias, completando o percurso de 4.747 quilômetros até a chegada, em Aquiraz (CE), no domingo, 1º de setembro.

O percurso que os competidores enfrentam é superior à distância dos municípios de Oiapoque (AP) a Chuí (RS) – localizados nos extremos norte e sul do país – de, aproximadamente, 4.175 quilômetros.

Piano é chefe da equipe tatuiana Território Motorsport. Na atual edição do “Sertões”, a equipe participa com seis UTVs, quatro motorhomes, seis carros de apoio e 40 pessoas, entre mecânicos, engenheiros, cozinheiros, motoristas e competidores.