A crise financeira do país tem afetado vários setores da economia, levando milhares de trabalhadores a perder seus empregos, ampliando solicitações do auxilio seguro-desemprego, além dos recentes reajustes dos preços de produtos e serviços.
Para “sair do sufoco”, muitas famílias optam por abrir o próprio negócio, via financiamento. Esse serviço é feito por meio do BPP (Banco do Povo Paulista) que beneficia microempreendedores e pequenos empresários individuais.
No primeiro semestre de 2014, o órgão concedeu 82 empréstimos, e nesse ano, apenas 66. Contudo, na avaliação dos responsáveis pelo posto, a crise nacional ainda não teve impacto nos critérios para o requerimento de empréstimos.
Dentro desse contexto, o jornal questionou seus leitores sobre o impacto da crise financeira do país na vida deles, perguntando qual setor afetou mais o bolso deles. Os leitores puderam escolher como opções de respostas: energia elétrica, água e esgoto, telefonia, alimentação, transporte ou educação.
A pesquisa ficou disponível em www.oprogressodetatui.com.br entre os dias 11 e 17, para assinantes e não assinantes de O Progresso. O resultado apontou que a energia elétrica gerou mais impacto entre os leitores, recebendo 43% dos votos.
Educação e água e esgoto registraram 24% e 23%, dos votos, respectivamente. Os preços dos alimentos foram sentidos por 8% dos leitores, enquanto que transporte recebeu apenas 1% dos votos. A telefonia não teve votos.
A enquete virtual é realizada semanalmente pelo jornal O Progresso, com participação e acompanhamento por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Ela tem votação aberta sempre às tardes de sábados, com encerramento de participação nas sextas-feiras. Os resultados da pesquisa são divulgados nas edições impressas, sempre aos domingos.
Nesta semana, a pesquisa abordará o mercado de trabalho, tema de reportagem e de uma parceria firmada entre a Apodet (Associação de Portadores de Deficiência de Tatuí) e o portal “PCD Tatuí”. A entidade e o representante do site de empregos voltados a portadores de deficiência selaram compromisso na tarde de quarta-feira, 16. O trabalho pode resultar em censo.
“Pegando carona” no assunto – e no cenário atual da economia brasileira –, o jornal pergunta: “Qual é sua maior dificuldade para obter um emprego?”. As opções de resposta são: “idade”, “escolaridade”, “cursos”, “qualificação” e “falta de vagas”.
A votação tem início neste sábado, 18, seguindo até esta sexta-feira, 24. O resultado final será divulgado no próximo domingo, 26.