Perfil do segurança e métodos de trabalho exigem cuidados





A contratação de vigias para segurança patrimonial deve exigir cuidados. É o que indicou o capitão Kleber Vieira Pinto, comandante da 2ª Companhia da Polícia Militar de Tatuí.

O oficial esclarece que não é atribuição da polícia – que é um órgão de segurança pública – fiscalizar a contratação e qualificação de profissionais que trabalham com segurança particular e patrimonial. Ainda assim, o comandante orienta comerciantes sobre o que deve ser levado em conta no momento da contratação dos serviços desses profissionais, que, em muitos casos, trabalham de forma autônoma.

O comandante recomenda que os proprietários de lojas busquem o máximo de informações possíveis referentes à pessoa que irá trabalhar no estabelecimento. É aconselhável verificar se o profissional é formalizado, se possui antecedentes criminais, os cursos de qualificação dos quais participou, as experiências anteriores, além de buscar conhecidos ou referências profissionais com ex-chefes.

“São cuidados que devemos ter na contratação de qualquer pessoa. No caso de seguranças, é uma atenção um pouco maior”, afirma o comandante.

Apesar de a PM não interferir na contratação de seguranças particulares, a companhia pode realizar abordagens caso seja acionada ou receba denúncias de atitudes suspeitas.

De acordo com Kleber, a PM também intensificará o trabalho de patrulhamento no centro comercial e bancário de Tatuí. As rondas na região central, que normalmente são realizadas até às 18h30, serão estendidas até às 23h a partir da próxima segunda-feira, dia 2, acompanhando o horário de funcionamento das lojas.

Segundo o capitão, o patrulhamento será feito com viaturas, motocicletas (para proporcionar mais mobilidade e rapidez nos serviços dos agentes) e a pé. Policiais que trabalham nos departamentos administrativos da polícia também foram remanejados para reforçar a patrulha durante o final de ano.