Da reportagem
Na quarta-feira, 12, feriado de Dia das Crianças, na Praça da Matriz, aconteceram variadas atividades esportivas, culturais e de entretenimento, promovidas pela prefeitura de Tatuí, por meio das Secretarias de Educação e de Esporte, Cultura.
Compareceram no evento o prefeito Miguel Lopes Cardoso Júnior, a secretária da Educação, Elisângela da Costa Rosa Cecílio, o secretário do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Cassiano Sinisgalli, e o secretário dos Serviços Públicos e Zeladoria, Patrício Antunes Pereira.
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, mais de 7.000 pessoas, ao longo do dia, participaram de oficinas de brinquedos, cama elástica e tobogã, em atividades de pintura e histórias, além de jogos de dama e xadrez, brincadeiras de balão pula-pula, corda, chute ao gol, bola ao cesto e boca do palhaço.
As atrações foram idealizadas pelo projeto “Brincar e Cantar, É só Começar”, com apoio das professoras Denise Badin e Raquel Prestes; do Departamento de Esportes; e do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” (CEU das Artes).
Enquanto as crianças aproveitavam as atividades, elas ganharam algodão doce e pipoca, distribuídos gratuitamente.
As crianças ainda produziram trabalhos artísticos em grafite com os artistas da exposição “Exxxplosão Urbana” – em cartaz no Museu Histórico “Paulo Setúbal”.
Na parte da tarde, foram realizadas as atividades do Programa “Circuito SP”, com o espetáculo “O Circo a Céu Aberto”, apresentado pelo palhaço Pitercrash (interpretado por Fabiano Freitas) e os músicos André Fioroti (bateria) e Michel Moreaux (clarinete, pife e gaita), que “levaram as crianças a um encontro muito engraçado, transformando o coreto da praça em um verdadeiro picadeiro de circo”.
Por fim, o Projeto “Teatro a Bordo” levou até a praça o espetáculo “Sessão Solene, a Princesa e o Gigante”, apresentado pelo Ministério de Turismo, do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a participação do violeiro Cantador, da bailarina Flor e do palhaço Grandão, que abriram a “Caixola de Histórias” ao público.
Após a apresentação, as crianças receberam uma cópia do livro produzido pelo projeto durante a pandemia de Covid-19.
Ainda durante o evento, houve as participações do palhaço Batatinha e dos personagens Mickey e Minnie, da contação de histórias com a escritora tatuiana Raquel Prestes e com a professora Denise Badin e a exibição de um vídeo sobre o tatu “Maestro Pereira”.