Da redação
O Museu Histórico “Paulo Setúbal” de Tatuí será sede da exposição “DesIGUAL”, da artista visual Thays Leonel. A abertura da mostra, com curadoria de Giovanna Trevelin, acontece no dia 2 de fevereiro, uma sexta-feira, às 19h, com a presença da DJ Julia Günther. O evento de abertura será acompanhado de um coquetel.
Contempladas pelo Programa de Ação Cultura de São Paulo do ano passado (Proac), as mais de 40 obras poderão ser visitadas até 23 de fevereiro.
De acordo com a curadora, a exposição “chama a atenção para os limites e negligências que permeiam a vida das mulheres”, abordando temas como a desigualdade entre os sexos e ligação dessa disparidade com raça e classe; a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e as consequências sofridas pelo ato; e as violências estruturais suportadas por elas, fisicamente e emocionalmente.
“Entre estatísticas e sensações, ‘DesIGUAL’ é uma experiência que reflete e funciona como uma semente de transformação social”, declarou Trevelin, acrescentando que a mostra é “um convite à inquietação”.
Além da abertura da exposição, que contará com um som ambientado pela DJ Julia, outra ação “especial” acontecerá no dia 5 de fevereiro, segunda-feira. Trata-se de visita guiada com os professores e artistas-educadores do município.
Antes de Tatuí, “DesIGUAL” esteve em cartaz no Centro Cultural e Histórico “Brazílio Ayres de Aguirre”, de Itapetininga, e, no primeiro semestre deste ano, na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama Museu de Itu), além da pinacoteca “Diógenes Duarte Paes”, de Jundiaí.
O Museu Histórico “Paulo Setúbal”, local da exposição, está situado na praça Manoel Guedes, 98, no centro. A entrada é gratuita.