“Patrimônio – Nossos Bens Culturais” é o tema do desfile cívico de Tatuí

Celebração ao 198º aniversário terá como destaque a preservação da história da cidade

Reunião define tema do 11 de agosto (foto: Divulgação)
Da redação

A prefeitura, por meio das secretarias da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, promoveu, no dia 22 de maio, no Centro Cultural, uma reunião para organizar o desfile cívico em Tatuí de 11 de agosto, em comemoração ao 198º aniversário da cidade.

O encontro contou com a participação de 53 pessoas, entre diretores e coordenadores de unidades escolares, presidentes e coordenadores de instituições e associações, representantes militares, além da comissão organizadora, composta pelos secretários municipais Elisângela da Costa Rosa Cecílio (Educação), Douglas Dalmatti Alves Lima (Esporte, Cultura, Turismo e Lazer); pelo diretor do Departamento de Cultura, Rogério Vianna; diretor de Museus e Memória, Cristiano Guimarães; e pelos agentes de turismo Rafael Halcsik Coutinho e Jean Vinicios Sebastião.

O tema escolhido para o desfile deste ano é “Patrimônio – Nossos Bens Culturais”. De acordo com a organização, ele foi proposto como forma de destacar a importância da preservação e da valorização dos elementos que compõem a identidade e a história de Tatuí.

Conforme a comissão, o tema não incluirá apenas monumentos e construções históricas, mas tradições, práticas culturais, artesanato, arte, literatura e música. “A preservação do patrimônio cultural é essencial para manter viva a memória das gerações passadas e transmitir esse legado às futuras. Além disso, o patrimônio cultural contribui significativamente para a construção da identidade cultural e para a promoção do turismo, beneficiando economicamente o desenvolvimento da cidade”, explicou Vianna.

Ele disse ser importante reconhecer a diversidade do patrimônio cultural e garantir a representatividade dela, para que seja evitada a marginalização de certas tradições ou formas de expressão cultural.

Ainda na reunião, foi acertado que cada grupo ou escola inscrita pode ter até cem participantes. Aqueles que desfilarão com agrupamentos musicais (fanfarra/banda) devem especificar essa informação no ato da inscrição para facilitar a organização do desfile. E novas solicitações de participação passarão pela apreciação da comissão organizadora.

Os interessados devem se inscrever até o dia 10 de julho, por meio de formulário online disponível no https://bit.ly/44U52nM. O desfile deste ano acontecerá em um domingo, tendo o trajeto partindo da rua 11 de Agosto, com concentração nos arredores da escola “Eugênio Santos”, seguindo até a igreja São Roque. Ele será dividido em quatro segmentos: militar, educacional, clubes de serviços e associações e o desfile de cavaleiros.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@tatui.sp.gov.br, telefone (15) 3259-3993 ou pessoalmente, de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h, no Centro Cultural, localizado na praça Martinho Guedes, 12, no centro (Praça da Santa).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui