Pasta da Educação entrega 91 mil novas peças de uniformes

Camisetas, bermudas, shorts saias, calças e jaquetas são cedidas

Peças de uniformes começaram a ser distribuídas na segunda-feira (foto: AI Prefeitura)
Da redação

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, iniciou, durante esta semana, a entrega de 91.953 peças de uniformes aos alunos, sendo 34.907 camisetas, 17.725 bermudas, 16.526 shorts e saias, 11.405 calças e 11.390 jaquetas.

Algumas das novas peças foram entregues pelo vice-prefeito e secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior, na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental), “Eugênio Santos”.

Além da presença na escola situada na área central, Cardoso também esteve na Emef “Paulinho Ribeiro”, no Jardim Santa Rita de Cássia, acompanhado do vereador Márcio Antônio de Camargo, para conferir o retorno às aulas, na segunda-feira, 10.

Suspensas desde 23 de março de 2020 devido à pandemia, as aulas presenciais da rede municipal foram retomadas após 383 dias. Na ocasião, a pasta promoveu a volta dos estudantes do ensino fundamental 1 e 2 e da EJA (Educação de Jovens e Adultos) em 18 Emefs.

De acordo com a equipe de supervisão do ensino fundamental, para a volta às aulas presenciais, os alunos foram divididos em três grupos, sendo A, B e C. A cada semana um dos grupos estará presente na escola.

Os grupos que estão em casa, assim como os alunos que optarem por não irem às escolas, continuam com as aulas na plataforma digital “Escolariza”, uma plataforma digital que oferece conteúdo didático em ambiente virtual, por meio do www.escolariza.com.br, utilizada pela Secretaria Municipal de Educação durante todo o período de aulas remotas.

O limite para atendimento presencial nas escolas é de 35% do número de alunos. Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, no ensino fundamental 1 e 2 e EJA, estão matriculados 9.168 alunos.

Desta forma, por semana, são atendidos, em toda a rede municipal de educação, respeitando a capacidade permitida de 35%, 3.209 alunos – a estimativa do número máximo que pode ser atendido.

Para garantir o retorno com segurança, mais de 1.400 profissionais da Educação participaram, entre 26 e 30 de abril, de uma capacitação sobre os protocolos de biossegurança para o retorno às aulas presenciais, com enfoque, também, em como abordar e diagnosticar psicológica e emocionalmente os alunos.

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, todas as unidades escolares da rede municipal receberam o “Protocolo de Retorno às Aulas Presenciais” – indicado por órgãos de saúde e pela Secretaria Municipal de Saúde – com as orientações necessárias para a volta às aulas com segurança.

A secretaria municipal também entregou os materiais de exigência do protocolo nas escolas. Entre eles: tapete sanitizante, lixeira com pedal, fita zebrada, máscara “face shield”, totens para álcool em gel e frascos o álcool.

Segundo o calendário elaborado pela pasta, a retomada das aulas presenciais nas pré-escolas acontecerá nesta segunda-feira, 17, enquanto a volta dos alunos das creches municipais está agendada para o dia 31, uma segunda-feira.